
Levadas e Veredas da Madeira
As levadas correspondem a canais e túneis criados no século XVI para transportar água do Norte (mais chuvoso) para o Sul da ilha, onde se cultivam culturas como as bananas ou o açúcar. Estas estruturas são engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais e 50 km de túneis que passam por locais apenas acessíveis a pé.
Um passeio pelas levadas permite-lhe contemplar a Floresta Laurissilva, Património da Humanidade, onde pode encontrar espécies que apenas existem nas ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde).
A agência Nomad, especializada em viagens de aventura e expedições, tem uma proposta que o leva a descobrir as levadas e veredas da Madeira. A viagem tem início no Machico com passagem por Porto da Cruz, onde pode observar grandiosas escarpas, campos cultivados em socalcos e belas baías de água límpida.
Passando pela Camacha, em direcção a Rochão, realiza-se um percurso através da Levada da Serra onde pode observar a vegetação luxuriante da região como o loureiro (Laurus azorica), o til (Ocotea foetens) ou o vinhático (Persea indica). Na Encumeada atravessam-se duas levadas marcadas pelo verde e pela frescura das quedas de água.
O Parque Nacional das Queimadas, a magnífica queda de água do Caldeirão Verde, as casas de colmo de Santana ou o percurso até ao Pico do Areeiro e ao ponto mais alto do Madeira (Pico Ruivo) são outros dos pontos de referência dos passeios. O programa inclui ainda a possibilidade de prolongar a estadia na cidade do Funchal.
O programa tem a duração de 8 dias com preços desde 700 euros por pessoa (sem voo incluído) e inclui alojamento em hotéis de 4 estrelas com pequeno-almoço, acompanhamento de um guia durante toda a viagem, transferes para todas as actividades, piqueniques e seguro de acidentes pessoais. Para informações pormenorizadas sobre este programa consulte directamente o site da Nomad.
Comments are closed.