
Deserto do Namibe. Autor: Marco Woschitz
Esta viagem por terras africanas começa na capital da Namíbia, Windhoek, situada na região central do país, a cerca de 1700 metros de altitude. Com cerca de 300 mil habitantes é a maior cidade e o principal centro económico, cultural e comercial da Namíbia.
A partir de Windhoek viaja-se para a região do Namibe com passagem por Khomas Hochland, próximo da capital, e pelo Gamsberg Pass com magnificas panorâmicas sobre o vale e o rio Kuiseb. Ao longo do percurso, em estradas de terra batida, visita-se ainda as povoações de Ganab, Hotsas, e o Parque Namib Naukluft, uma reserva ecológica em pleno deserto do Namibe, onde é possível avistar chacais e hienas.
O itinerário continua pelas planícies semi-áridas, passando pelo Vale da Lua, até se chegar a Swakopmund, a segunda maior da cidade do país, situada na costa do Oceano Atlântico, a cerca de 300 quilómetros da capital.
Durante um dia pode conhecer as principais atracções turísticas de Swakopmund e passear de barco até a baía de Walvis (Baía das Baleias), onde pode apreciar a gastronomia local dominada pelo marisco. Refira-se que em finais do século XV aqui aportaram os navegadores portugueses Diogo Cão e Bartolomeu Dias, que denominou esta região como “Golfo de Santa Maria da Conceição”.
Após um dia preenchido em Swakopmund parte-se em direcção à região de Erongo, uma das reservas naturais mais conhecidas da Namíbia, para alojamento no “The Rock Painting Lodge”, onde pode aproveitar o tempo para relaxar em plena Natureza. No dia seguinte viaja-se para o vale de Ugab, até se chegar ao Parque Nacional Etosha.
Durante três dias poderá explorar este santuário de vida selvagem, criado em 1907, e situado no noroeste do país, na região de Kunene. O parque é dominado pelo lago salgado com quase 130 quilómetros de extensão e pelos grandes mamíferos.
Os dias passados nesta região serão inteiramente dedicados à realização de safaris, onde pode ver leões, elefantes africanos, girafas, flamingos, pelicanos, entre outros mamíferos e aves. Nota ainda para a visita ao meteorito de Hoba e ao Lago Otjikoto. O regresso a Portugal realiza-se a partir da capital da Namíbia.
Este programa de aventura é organizado pela agência de viagens 4×4 que anuncia preços a partir de 2865 euros, por pessoa, em regime de ocupação dupla. As partidas realizam-se entre Fevereiro e Outubro em datas predefinidas. Para visitar a Namíbia é necessário passaporte com uma validade mínima de seis meses, e visto (obtido gratuitamente à chegada). É recomendada a profilaxia da malária e a vacina contra a febre-amarela.
O preço da viagem inclui passagem aérea entre Portugal e a Namíbia na companhia aérea Lufthansa, transferes, estadias em hotéis e lodges, guia de língua inglesa durante todo o itinerário, e seguro de viagem. As taxas de aviação não se encontram incluídas no valor final. Para obter informações pormenorizadas sobre esta viagem visite o site da agência de viagens 4×4.
Comments are closed.