África do Sul e Namíbia: da Cidade do Cabo a Windoeck

De Sul para Norte, parte-se da cidade do Cabo (África do Sul) em direcção à capital da Namíbia, Windoeck.

Pelo caminho, passa-se por paisagens desérticas e parques naturais, por formações geológicas de rara beleza moldadas ao longo de milhões de anos, por cenários de montanha, e cidades pitorescas singulares.

Esta viagem tem o seu início da cidade do Cabo, situada no extremo ocidental do continente africano. Ao longo da estrada panorâmica 27, percorre-se a região de Western Cape e Lamberts Bay com visita à ilha dos pássaros, onde pode encontrar uma grande diversidade de aves, com particular destaque para os pinguins. Se a sua viagem ocorrer entre Julho e Setembro existe a possibilidade de realizar um passeio de barco para observar baleias e golfinhos ao largo da costa.

No dia seguinte, o cenário muda. Deixam-se as águas do Atlântico e parte-se em direcção às paisagens montanhosas de Naries Namakwa Retreat, onde os maciços graníticos tomam o seu lugar.

A caminho da Namíbia visita-se o do Parque Nacional Richtersveld, caracterizado pela sua paisagem desértica e acidentada, onde as temperaturas chegam facilmente aos 40ºC.

Aqui pode encontrar diversas espécies raras de répteis e plantas suculentas e mamíferos, como a zebra de montanha ou o leopardo. Ainda nesta reserva natural poderá entrar em contacto com as tribos do povo Nama.

Circuito na África do Sul e Namibia
Viagens em África
Já na Namíbia, em Aussenkehr, poderá deslumbrar-se com as paisagens semidesérticas de Nama Karoo. Rumando a Norte passa-se pelo Canhão de Fish River, a segunda maior formação geológica do mundo deste tipo, e a maior do continente africano com mais de 150 quilómetros de extensão, quase 30 quilómetros de largura e mais de 500 metros de profundidade.

Em pleno deserto de Karoo, onde permanecerá cerca de dois dias, terá a oportunidade de explorar a região com visita à cidade típica de Lüderitz, com traços europeus de origem alemã, e à “cidade-fantasma” de Kolmanskop, outrora uma povoação associada aos diamantes, e que hoje se encontra votada ao abandono e a ser engolida pelas areias do deserto.

Continuando a viagem, rumo a norte, em direcção ao deserto do Namibe, passa-se pelo Parque Namib Naukluft, pelo desfiladeiro de Sesrirem, pelas dunas de Sossusvlei, pela cidade costeira e colonial de Swakopmund, e pelo desfiladeiro de Kuiseb.

Partindo da costa em direcção ao interior passam-se pelas montanhas Erongo e por aldeias do povo Ju-Hoansi San, até se chegar à capital namibiana Windhoek, de onde se regressa a Portugal.

Esta aventura com a duração de duas semanas pela África do Sul e pela Namíbia é organizada pela agência de viagens 4×4 que oferece programas de férias a partir de 5330 euros. As partidas realizam-se entre Março e Setembro em datas predefinidas. O preço desta viagem inclui estadia durante 14 noites em hotéis e lodges, passagens aéreas de ida e volta na companhia aérea Lufthansa, transportes, visitas e entradas nos parques e seguro de viagem.

SEM COMENTÁRIOS