Belezas Naturais do Nordeste Brasileiro

Descobrir as mais belas maravilhas naturais do nordeste brasileiro é o propósito do programa de férias organizado pela agência de viagens Rotas do Vento. Durante dez dias, conhecem-se pitorescas aldeias de pescadores, como Jericoacoara, percorrem-se os Lençóis Maranhenses, tomam-se banhos nas suas lagoas, e descansa-se na praia de Caburé.

O programa, designado por “Longos Areais do Nordeste”, parte de Fortaleza e prossegue ao longo da costa, atravessando paisagens únicas dominadas por dunas de areia branca, coqueiros, pitorescas vilas e aldeias de pescadores, em direcção a Jericoacoara, aldeia costeira situada numa reserva ambiental. Dunas de areia branca numa praia deserta, lagoas de águas claras (Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso) e típicas aldeias de pescadores (como Préa) são os principais de destaques desta região.

De Jericoacoara parte-se de jipe pelas dunas até Camocim, onde se atravessa o rio numa balsa de madeira. Os dias seguintes são dedicados à navegação no delta do rio Parnaíba, onde se pode observar a fauna e a flora dos ecossistemas de mangal.

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

Os canais do rio Parnaíba conduzem à costa oceância e aos míticos Lençóis Maranhenses, cuja paisagem é dominada pelas lagoas de cor azul-turquesa e dunas de areia branca a perder de vista. O nome “lençóis” resulta da sensação que a paisagem transmite, parecendo que extensos lençóis brancos se agitam com a acção do vento. Fruto da proximidade ao Equador, a paisagem dunar é intercalada com as lagoas que se estendem por quase toda a área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

De Parnaíba navega-se em direção a Tutóia, passando por várias pequenas ilhas, e apreciando a paisagem que contrasta o branco da areia das dunas com o verde da vegetação de mangal. O percurso de Tutóia a Caburé é feito de jeep pelo areal eleito pelas tartarugas para desovar nos meses de novembro e dezembro.

A viagem termina em São Luís do Maranhão, depois de passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e de conhecer Barreirinhas e outras vilas de pescadores. Em São Luís, é obrigatória a visita ao bairro antigo do centro histórico da cidade, classificado Património Mundial pela Unesco, e onde se destaca a arquitectura barroca e oitocentista muito bem preservada.

Itinerário pelas belezas naturais do Nordeste do Brasil
Itinerário pelas belezas naturais do Nordeste do Brasil

A Rotas do Vento oferece a possibilidade de combinar este programa com outros pacotes de férias, nomeadamente os programas “Jaguares e Tucanos no Pantanal” e “Travessia da Chapada Diamantina”, ambos com a duração de dezoito dias.

O preço anunciado de 2960€ por pessoa inclui voos de ida e volta em classe económica, alojamentos em hotel e em pousadas de 3 estrelas com pequeno-almoço, transportes internos, entrada nos parques nacionais, e actividades sempre na companhia de guias profissionais naturalistas brasileiros.

Para obter todas as informações sobre este programa, consulte o site da agência de viagens Rotas do Vento.

SEM COMENTÁRIOS