Home - Destinos - Europa - Capitais do Báltico: Riga, Letónia

Capitais do Báltico: Riga, Letónia

A Letónia, tal como os outros países do Báltico, tem conhecido uma grande afluência de turistas durante a última década. O investimento estrangeiro deixou de ser uma miragem e apressadamente o país vai entrando na esfera das novas oportunidades globais.

A cidade de Riga, capital da Letónia, é a maior das cidades do Báltico e é o principal pólo comercial, cultural, financeiro e económico da região.

Situada junto ao rio Dugava, a cidade estende-se por 300 km2 com uma população de 700 000 habitantes, sendo que quase metade da população residente é de nacionalidade russa.

O Que Visitar em Riga

O centro histórico (Vecriga) de Riga com as suas ruas estreitas e os seus edifícios entre a Art Nouveau e o Gótico Nórdico foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1997.

Construído na sua maioria entre 1860 e a 1.ª Guerra Mundial, o centro histórico da cidade oferece inúmeros pontos de interesse como a Catedral Luterana construída no século XIII; a estátua da Liberdade (Brivibas piemineklis) o castelo de Riga (Rīgas Pils) que alberga o Museu da História da Letónia e o Museu de Arte Estrangeira, sendo ainda a residência oficial do presidente; a igreja de São Pedro com a sua torre de 120 metros de altura e de onde pode obter uma vista deslumbrante sobre a cidade; e ainda a Torre da Pólvora (Pulvertornis) que se encontra dentro da muralha da cidade.

Praça Central de Riga, Letónia Próximo da catedral ortodoxa encontra-se em desenvolvimento uma nova cidade virada para o futuro com diversos edifícios de escritórios, bancos, lojas e hotéis espalhados por avenidas arborizadas e jardins.

Relativamente à oferta cultural destaca-se a Opera Nacional da Letónia fundada em 1918, e o Ballet de Riga, berço do bailarino mundialmente conhecido Mikhail Baryshnikov.

Numa visita a Riga não deve deixar de experimentar a gastronomia letã, nomeadamente o tradicional zirni, constituído por favas, cebola e banha fumada, ou as maizes zupa, sopas de pão embebido em natas, ou as panquecas com doce ou salgadas e ainda o típico licor rigas balzams.

As praias de Jurmala, próximo de Riga, são outro dos atractivos desta região. Com cerca de 30 km de extensão que se estendem entre o golfo de Riga e o rio Lielupe, as praias de areia branca, são um dos locais mais aprazíveis para os habitantes de Riga e para os turistas que visitam a capital. De Riga a Jurmala são cerca de 30 minutos de transportes públicos (autocarro ou comboio).

Quando Visitar Riga

O melhor período para visitar Riga é no período entre Abril e Outubro, depois da passagem do Inverno rigoroso. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro com as temperaturas médias a não ultrapassarem os -5ºC e com a neve praticamente sempre presente.

No Verão as temperaturas médias máximas rondam os 21ºC e as temperaturas médias mínimas situam-se nos 12ºC. A precipitação é frequente durante todo o ano, sendo que o período mais chuvoso ocorre entre Junho e Outubro.

Como Chegar a Riga

Não existem ligações directas entre Portugal e a Letónia. A melhor opção é através da Lufthansa ou a Finnair que oferecem voos entre Lisboa e a capital letã a partir de 200 euros. Frequentemente a Lufthansa, nas suas campanhas promocionais, oferece tarifas desde 179 euros, ida e volta. Para verificar as melhores tarifas online consulte a agência de viagens eDreams.

Onde Ficar em Riga

Para obter os melhores preços de hotéis em Riga sugere-se a consulta a nossa página de reserva de hotéis baratos.

Mais informações

Para mais informações sobre a Letónia e a capital Riga visita o site oficial de Turismo do país.