Conhecer Portugal de Lés a Lés no Comboio Aventura

O comboio aventura é um produto de viagem criado pela CP que permite aos viajantes conjugar um passeio de comboio pelas mais belas paisagens do Minho, do Alentejo e da Beira Baixa, com actividades culturais e radicais.

O programa “Comboio Aventura” encontra-se dividido em quatro rotas: Ródão e Belver, Alentejo, Minho e Marvão. A viagem de comboio permite ao viajante desfrutar de belos cenários num ambiente único e de praticar diversas actividades nos locais de destino. A CP estabeleceu diversas parcerias com empresas organizadoras de eventos, disponibilizando programas para todos os gostos e idades.

A rota Ródão e Belver segue pelos trilhos da linha da Beira Baixa ao longo do rio Tejo, onde a paisagem varia entre as planícies aluviais, a perder de vista, e as serras sinuosas a Norte. Pode embarcar neste comboio em Lisboa, Vila Franca de Xira e no Entroncamento.

No destino, as actividades radicais incluem rappel, slide, arco e zarabatana, tiro com arco, paintball, prova de obstáculos (ponte himalaia, tirolesa, e ponte paralela), BTT, arvorismo, canoagem, passeio pedestre pelo passadiço do Alamal, e visita à vila e castelo de Belver.

Quem optar pelas actividades culturais terá a oportunidade de visitar a torre templária do Castelo de Ródão, o Museu de Arte Rupestre de Ródão onde pode observar arte rupestre e arqueológica, realizar um passeio a pé na aldeia da Foz do Cobrão e ainda passear de barco no rio Tejo. As deslocações entre os diversos locais são realizadas num veículo automóvel e assistidas por um guia turístico durante toda a viagem.

A rota por terras alentejanas inclui a passagem por Alcácer do Sal, Grândola, Évora e Vila Nova da Baronia. Em cada destino existem diversas actividades ao seu dispor. Assim, em Alcácer do Sal tem quatro programas à sua escolha: “Galeão do Sado”, “À Descoberta de Alcácer do Sal”, “Aventura no Alentejo” e “À Descoberta do Sudoeste Alentejano”. As partidas são da Gare do Oriente em Lisboa.

A primeira proposta inclui um passeio pedestre pela cidade de Alcácer do Sal e um passeio de barco pelo rio Sado com a duração aproximada de três horas. O programa “À Descoberta de Alcácer do Sal” corresponde a um percurso pedestre de cerca de 12 quilómetros orientado e guiado por monitores especializados. A “Aventura no Alentejo”, diz respeito a um peddy-papper fotográfico, onde os participantes, em interacção com o meio envolvente, registam com uma máquina fotográfica os momentos de beleza que os rodeiam.

Na última proposta, pode descobrir o Sudoeste Alentejano através de um passeio pela Reserva Natural do Estuário do Sado, com visita ao porto palafítico da vila Piscatória da Carrasqueira e à vila de Porto Covo.

Conhecer Portugal de Lés a Lés no Comboio Aventura
Conhecer Portugal de Lés a Lés no Comboio Aventura
Por seu turno, as actividades em Grândola e em Vila Nova da Baronia são dedicadas ao passeio de BTT. Em Évora o programa tem um cariz mais cultural com visita à cidade de Évora, Património Mundial pela UNESCO, a qual inclui um passeio pelos principais lugares de interesse histórico como a Praça do Giraldo, o Templo de Diana, a Capela dos Ossos, a visita à típica vila de Monsaraz, num percurso que passa ainda por Mourão e pela barragem de Alqueva.

A vila de Marvão, situada no distrito de Portalegre a cerca de 900 metros de altitude, é outros dos destinos no Alentejo oferecido pela CP. Neste destino desafia-se os viajantes que gostam de História e da gastronomia portuguesa a embarcar numa viagem única.

O périplo inclui visitas guiadas ao Parque Natural da Serra de São Mamede e ao castelo de Marvão; o circuito de Pré-História à Idade Média com visita guiada aos monumentos megalíticos da região, nomeadamente à cidade romana de Ammaia; passeio pedestre na Calçada Medieval com três quilómetros de descida; jantar medieval na Quinta dos Olhos de Água; e ainda canoagem na barragem da Apartadura e passeios de BTT.

Neste caso existem programas de dois dias e uma noite e de apenas um dia. As partidas realizam-se desde a estação do Entroncamento.

A Norte, a rota do Minho, inclui três programas de viagem distintos que incluem actividades em Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Em ambos os casos as partidas são da estação da Campanhã, no Porto, com paragens em Ermesinde, Trofa, Famalicão, Nine, Barcelos e Viana do Castelo.

Em Valença do Minho, o programa inclui passeio de BTT pela ecopista e visita guiada ao centro histórico. Em Viana do Castelo, capital de distrito, pode descobrir as mais belas paisagens da região ao subir no funicular até ao Templo e Miradouro de Santa Luzia, passear pelo centro histórico da cidade, visitar o navio Gil Eanes e passear de barco pelo rio Lima. Por seu turno, o programa em Vila Nova de Cerveira inclui a visita ao AquaMuseu, peddypaper no centro histórico da vila, escalada e jogos tradicionais

SEM COMENTÁRIOS