Cruzeiro no Rio Volga: de São Petersburgo a Moscovo

Embarque numa viagem única ao longo do rio Volga, e conheça todos os encantos de São Petersburgo e Moscovo, descubra aldeias pitorescas enquadradas por paisagens rurais autênticas e visite cidades com interesse histórico e cultural ao longo do itinerário.

Ao longo de canais e lagos ir-se-á ao encontro do rio Volga entre planaltos e planícies de perder de vista. O cruzeiro, a bordo do navio Krzhizhanovskiy, começa na cidade de São Petersburgo, após breve passagem pela capital russa. Nesta cidade fundada pelo czar Pedro I da Rússia e situada nas margens do rio Neva, terá a oportunidade de visitar os principais lugares de interesse cultural, histórico e arquitectónico.

A visita panorâmica começa no centro histórico, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, com passagem pela Avenida Nevsky, a principal artéria da cidade, a Catedral de Kazan, a Praça do Palácio de Inverno, a figura equestre de Pedro o Grande, um dos ícones da cidade, e ainda visita ao famoso Museu Hermitage, à Catedral de São Isaac, à Igreja de São Nicolau, e à Catedral de Pedro e Paulo. Durante a permanência neste destino terá a possibilidade de realizar diversas excursões opcionais.

Depois de três dias dedicados a São Petersburgo é altura de partir em direcção ao rio Volga, pelos canais construídos na época de Estaline.

A primeira paragem é na pitoresca aldeia de Mandronga, situada na região da Karelia, onde pode entrar em contacto com a população local, assistir a um espectáculo de folclore tradicional, e degustar a gastronomia da região.

Viagem à Rússia pelo rio Volga
Cúpulas da Catedral de São Basílio
Continuando pelo Volga, navega-se em direcção ao lago Onega até se chegar à ilha Kizhi, onde se visita o museu de arquitectura de madeira ao ar livre, onde pode ficar a conhecer diversos exemplos arquitectónicos das diversas regiões da Rússia, nomeadamente a Igreja da Intercessão, a Torre-de-sino, e a Igreja da Transfiguração datadas do século XVIII. Refira-se que em 1990, a UNESCO nomeou este espaço como Património Mundial da Humanidade.

Os destinos seguintes são Goritsy, onde se visita o mosteiro ortodoxo de São Cirilo do Lago Branco erigido durante o século XVI; Yaroslavl com destaque para o Mosteiro de São Salvador e para os frescos da Igreja do profeta Elias; e Uglich, uma das mais antigas cidades russas fundada mo século X.

Os três últimos dias desta viagem são dedicados a Moscovo. Na capital russa percorrem-se as grandes avenidas da cidade ladeadas por belos edifícios com diferentes traços arquitectónicos, desde a emblemática Praça Vermelha, à Catedral de São Basílio, passando pelo Kremlin, a Praça Pushkin, o Teatro Bolshoi ou a Catedral de Kazan. Refira-se ainda as entradas na galeria Tretiakov, no complexo do Kremlin, no Senado, e nas catedrais. O regresso a Portugal realiza-se a partir de Moscovo.

Esta viagem é organizada pelo operador turístico Jade Travel que anuncia preços a partir de 1700 euros, por pessoa. As partidas realizam-se de Maio a Setembro desde Lisboa e Porto. O valor final do programa contempla passagem aérea na companhia aérea Lufthansa, cruzeiro pelo rio Volga em regime de pensão completa, visitas e excursões, concertos de música clássica e ainda aulas de língua russa.

SEM COMENTÁRIOS