Home - Destinos - América do Sul - À Descoberta da Cultura e da História da Colômbia

À Descoberta da Cultura e da História da Colômbia

A Colômbia é um destino de viagem esquecido no contexto da América Latina. No entanto, este país tem muito para oferecer a quem o visita, desde cidades coloniais muito bem preservadas, passando pelos museus que mostram a cultura e a história do povo colombiano, até às praias do Mar das Caraíbas.

A viagem por terras colombianas começa na capital Bogotá, a maior cidade do país com cerca de 9 milhões de habitantes. Situada a cerca de 2700 metros de altitude, no planalto andino, Bogotá estende-se por quase 1600 km2, sendo uma das principais metrópoles da América Latina.

Bogotá é uma cidade de contrastes, que se encontra dividia em quatro sectores distintos: a parte Sul, a mais pobre e com problemas de criminalidade; o Centro, onde pode encontrar os principais edifícios governamentais, igrejas e monumentos históricos; o Ocidente rodeado de amplos espaços verdes e onde residem as classes mais abastadas; e o Norte, um espaço urbano renovado, onde existem inúmeros restaurantes, lojas, centros comerciais, arranha-céus, e edifícios de escritórios.

Durante a permanência em Bogotá terá a oportunidade de visitar as principais atracções turísticas da cidade como sejam o bairro colonial de La Candelaria construído durante a primeira metade do século XVI; o Museu do Ouro, com uma enorme colecção de peças da época pré-colombiana; a Praça Bolívar; o Capitólio Nacional; o Museu de Arte Colonial; a Casa da Moeda; e o Monte de Monserrate, onde se acede através de um teleférico, e de onde pode obter uma magnifica panorâmica sobre toda a cidade a mais de três mil metros de altitude.

Partindo de Bogotá ruma-se em direcção a Zipaquirá, conhecida pela Catedral de Sal, construída no subsolo, a cerca de 200 metros de profundidade. O centro histórico com os seus edifícios da época colonial é outro dos sítios a visitar. No final do dia regressa-se à capital colombiana.

Vista panorâmica de Cali. Fonte: wikipedia.org

De avião chega-se à cidade de Cali, situada nas margens do rio Cauca, na cordilheira andina. Fundada em 1536 pelo explorador espanhol Sebastián de Belalcázar, Cali possui um centro histórico com inúmeros exemplos de arte colonial, nomeadamente a Plaza de Cayzedo, a Igreja de São Francisco e a Igreja de la Merced, onde se encontram dois museus dedicados à arte colonial e à arte pré-colombiana. A partir de Cali visitam-se ainda as localidades de El Paraíso, Buga, e Popayan, que possui uma das áreas históricas mais bem conservada da América Latina.

De Cali viaja-se de avião para Cartagena das Índias, considerada como Património Mundial pela UNESCO, desde 1984. A cidade foi fundada no século XVI possuindo um riquíssimo património arquitectónico. Dos lugares a visitar destacam-se o Castelo de San Felipe de Barajas, a Igreja de Santo Domingo, a Plaza Bolívar, o Palácio da Inquisição, a Catedral, e o centro histórico propriamente dito.

A partir de Cartagena viaja-se de barco até às ilhas del Rosário, situadas a cerca de 50 quilómetros da costa. Recifes de corais, praias de areia branca e águas transparentes são alguns dos atributos deste destino. Os três últimos dias são dedicados à cidade costeira de Santa Marta, situada entre o Mar das Caraíbas e a Sierra Nevada de Santa Marta, onde poderá desfrutar de momentos de sol, praia e descontracção. Daqui regressa-se a Bogotá, com partida posterior para Portugal.

Esta viagem é organizada pela agência de viagens 4×4 que anuncia preços a partir de 2550 euros, por pessoa, em regime de ocupação dupla e para estadias em unidades de 4 estrelas. Os voos entre Portugal e a Colômbia são realizados pela companhia aérea Iberia. O valor final da viagem inclui estadia, passagem aérea, transferes, visitas aos lugares enunciados e seguro de viagens. Para informações pormenorizadas sobre este programa consulte a agência de viagens.