Deserto do Namibe e Parque Nacional Etosha

Embarque numa aventura pela Namíbia e conheça a aridez do deserto do Namibe e o santuário de vida selvagem do Parque Nacional Etosha, numa viagem única pela imensidão do extremo sudoeste do continente africano.

Esta viagem por terras africanas começa na capital da Namíbia, Windhoek, situada na região central do país, a cerca de 1700 metros de altitude. Com cerca de 300 mil habitantes é a maior cidade e o principal centro económico, cultural e comercial da Namíbia.

A partir de Windhoek viaja-se para a região do Namibe com passagem por Khomas Hochland, próximo da capital, e pelo Gamsberg Pass com magnificas panorâmicas sobre o vale e o rio Kuiseb.

Ao longo do percurso, em estradas de terra batida, visita-se ainda as povoações de Ganab, Hotsas, e o Parque Namib Naukluft, uma reserva ecológica em pleno deserto do Namibe, onde é possível avistar chacais e hienas.

O itinerário continua pelas planícies semi-áridas, passando pelo Vale da Lua, até se chegar a Swakopmund, a segunda maior da cidade do país, situada na costa do Oceano Atlântico, a cerca de 300 quilómetros da capital.

Durante um dia pode conhecer as principais atracções turísticas de Swakopmund e passear de barco até a baía de Walvis (Baía das Baleias), onde pode apreciar a gastronomia local dominada pelo marisco.

Refira-se que em finais do século XV aqui aportaram os navegadores portugueses Diogo Cão e Bartolomeu Dias, que denominou esta região como “Golfo de Santa Maria da Conceição”.

Deserto do Namibe. Autor: Marco Woschitz
Após um dia preenchido em Swakopmund parte-se em direcção à região de Erongo, uma das reservas naturais mais conhecidas da Namíbia, para alojamento no “The Rock Painting Lodge”, onde pode aproveitar o tempo para relaxar em plena Natureza. No dia seguinte viaja-se para o vale de Ugab, até se chegar ao Parque Nacional Etosha.

Durante três dias poderá explorar este santuário de vida selvagem, criado em 1907, e situado no noroeste do país, na região de Kunene. O parque é dominado pelo lago salgado com quase 130 quilómetros de extensão e pelos grandes mamíferos.

Os dias passados nesta região serão inteiramente dedicados à realização de safaris, onde pode ver leões, elefantes africanos, girafas, flamingos, pelicanos, entre outros mamíferos e aves. Nota ainda para a visita ao meteorito de Hoba e ao Lago Otjikoto. O regresso a Portugal realiza-se a partir da capital da Namíbia.

Este programa de aventura é organizado pela agência de viagens 4×4 que anuncia preços a partir de 2.290€, por pessoa, em regime de ocupação dupla. As partidas realizam-se entre Janeiro e Outubro em datas predefinidas. Para visitar a Namíbia é necessário passaporte com uma validade mínima de seis meses, e visto (obtido gratuitamente à chegada). É recomendada a profilaxia da malária e a vacina contra a febre-amarela.

O preço da viagem inclui passagem aérea entre Portugal e a Namíbia na companhia aérea Lufthansa, transferes, estadias em hotéis e lodges, guia de língua inglesa durante todo o itinerário, e seguro de viagem. As taxas de aviação não se encontram incluídas no valor final.

SEM COMENTÁRIOS