Ericeira reconhecida como Reserva Mundial de Surf

A costa da Ericeira foi designada, pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, como a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo, depois de Malibu, na Califórnia.

A qualidade e a consistência das ondas, a ligação entre a comunidade local e o surf, e o ambiente natural, contribuíram de forma significativa para esta designação.

A Reserva Mundial de Surf estende-se por cerca de 11 quilómetros entre a Praia da Empa (Ericeira) e a Praia de São Lourenço (Santo Isidoro).

Para além destas aéreas destacam-se ainda Ribeira D’Ilhas, Coxos, e Pedra Branca.

Uma das particularidades desta área é que num espaço geográfico muito reduzido é possível encontrar diversos tipos de ondas com diversos graus de dificuldade e sob diferentes condições meteorológicas, o que fazem deste local um sítio único na Europa com sete ondas de classe mundial.

Ondas da Ericeira
Ericeira é capital do Surf
A candidatura tinha sido lançada no passado mês de Outubro pela Câmara Municipal de Mafra em associação com diversas instituições da administração central e local do Estado como o Ministério do Ambiente, o Turismo de Portugal, a Capitania do Porto da Ericeira, as juntas de freguesia da Ericeira e de Santo Isidoro, bem como a Federação Portuguesa de Surf, a Associação Nacional de Surf, entre outras entidades.

Recorde-se que o principal objectivo desta candidatura foi fortalecer a ligação entre o surf e a região no domínio ambiental, cultural e económico.

Entre 14 e 19 de Junho, a Ericeira vai receber o Campeonato Mundial de Surf, onde estarão presentes os principais surfistas da actualidade e onde se espera uma grande adesão de público.

SEM COMENTÁRIOS