Pela Estrada Fora na Route 66 – de Chicago a Los Angeles

Pela mítica e histórica estrada 66 percorrem-se quase quatro mil quilómetros entre Chicago e Los Angeles, numa viagem inspiradora que passa por seis estados norte-americanos com muito para conhecer.

Conhecida como a “Principal Avenida da América”, a estrada 66 é um símbolo cultural que se popularizou nas canções de Bobby Troup, de Nat King Cole ou dos Rolling Stones e na série dos anos 60 protagonizada pelos actores Martin Milner e Tod Stiles.

Inaugurada no final de 1926, a estrada 66 foi uma importante via de comunicação entre a costa leste e a costa oeste dos Estados Unidos, principalmente durante a década de 30 num período de grande movimento migratório em direcção ao Pacífico. Em 1985, a estrada 66 deixou de integrar a rede de auto-estradas norte-americanas, sendo hoje uma estrada cénica com uma componente cultural.

A viagem que aqui se sugere começa precisamente em Chicago, cidade de partida para esta aventura. Antes de sair pela estrada fora pode realizar um passeio pelos lugares mais emblemáticos de Chicago, nomeadamente o Observatório John Hancock, de onde pode obter uma bela panorâmica da cidade e da região envolvente; percorrer a famosa artéria comercial “Magnificent Mile”; passear no Parque Milénio e no cais da Marinha; e ainda descobrir os diversos bairros étnicos, os museus e as lojas e boutiques únicas numa cidade repleta de animação entretenimento.

Route 66 - Típica Estação de Serviço em Illinois.
No dia seguinte levanta-se o carro no rent-a-car e inicia-se a viagem pela “route 66” em direcção à cidade Springfield, no estado do Illinois, onde pode visitar um dos ícones desta estrada: o museu Bill Shea’s Gas Station 66. Rumo à cidade de St. Louis, nas margens do rio Mississípi, sugere-se um passeio de cruzeiro, e a visita à maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch.

Partindo de St. Louis viaja-se em direcção a Ted Drewes, passando pelas cavernas de Meramec, e por pequenas cidades do sudeste do estado do Kansas. Atravessando a fronteira inter-estadual chega-se ao estado de Oklahoma, onde pode visitar o Museu Memorial Will Rogers, actor norte-americano do primeiro quartel do século XX. A viagem continua em direcção a El Reno, com destaque para o Forte com o mesmo nome da cidade, construído no final do século XIX. Em Clinton, pode visitar o Museu da Route 66.

No meio do percurso entre Chicago e Los Angeles pode ficar a conhecer o Rancho Cadillac e parar no famoso Café Ponto Médio em Adrian. Com a entrada no estado do Novo México, novas portas e realidades se abrem em direcção à cidade de Las Vegas. Pelo caminho ainda passará por Albuquerque e pelas ruínas do Museu Nacional de Pecos, Santa Fé, Rio Grande, Gallup, onde ainda habitam diversas tribos índias, nomeadamente os Navajo e Zuni, e pelo Grand Canyon, uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Em Las Vegas siga pela avenida principal da cidade a “Strip”, que encanta qualquer viajante, com os seus néones multicoloridos e berrantes dos hotéis e casinos que proliferam como cogumelos nesta cidade no meio do deserto.

Continuando pela route 66 atravessa-se o deserto de Mohave, onde pode ficar a conhecer a cidade fantasma de Calico, as montanhas de São Bernardino, até chegar ao destino final, a Avenida Santa Mónica, junto ao Oceano Pacifico, em Los Angeles. Antes de partir de regresso a Portugal terá um dia para descobrir os lugares mais smbólicos de Hollywood e de Beverly Hills, após duas semanas de viagem pela estrada fora.

Esta viagem é organizada pelo operador turístico Quadrante que anuncia preços a partir de 2150 euros para partidas entre Abril e Outubro. O valor da viagem inclui estadia durante 14 noites em 12 hotéis ao longo do percurso, passagem aérea de ida e volta nas companhias aéreas Continental Airlines ou Lufthansa, transferes, taxas, aluguer de automóvel e seguro de viagem. Para informações adicionais contacte uma agência de viagens da sua preferência.

SEM COMENTÁRIOS