Ilha Terceira: À Descoberta da Ilha Lilás

Viagem à Ilha Terceira
Vistas da Ilha Terceira

A ilha Terceira combina natureza, sendo a ilha com a maior área de floresta nativa do arquipélago dos Açores, paisagens vulcânicas e orla costeira.

A cor lilás é a característica que mais sobressai das fachadas dos edifícios, em especial de Angra do Heroísmo.

A melhor forma de conhecer a ilha Terceira é alugar um automóvel. A volta à ilha pode ser feita num único dia, passando pouco tempo em cada atração, ou distribuindo o percurso por dois ou três dias.

1. Angra do Heroísmo

A visita começa em Angra do Heroísmo. As principais atrações do centro da cidade incluem a Sé Catedral, o Palácio dos Capitães Generais, o Jardim Duque da Terceira e no topo dos vários patamares deste jardim o Alto da Memória, um miradouro com uma das melhores vistas sobre a cidade.

A poucos minutos de carro, o Monte Brasil, localizado numa península, corresponde a um antigo vulcão extinto com origem no mar. O vulcão está enquadrado numa paisagem protegida, que serve de parque natural de Angra do Heroísmo.

Quatro picos rodeiam a caldeira do antigo vulcão – o Pico das Cruzinhas, o Pico do Facho, o Pico da Vigia da Baleia e o Pico do Zimbreiro. O miradouro do Pico das Cruzinhas oferece uma vista panorâmica sobre toda a costa sul da ilha Terceira.

Visita turística em Angra do Heroísmo
Vista panorâmica do Monte Brasil

2. São Sebastião

Tomando a EN1 para este, a viagem desvia até ao Farol Ponta das Contendas, na ponta mais sudeste da ilha, num percurso que dura aproximadamente 25 minutos. O farol pode ser visitado todas as quartas entre as 14h e as 17h.

Continuando pela EN1, São Sebastião fica a poucos minutos. A vila possui uma igreja matriz, considerada uma das obras mais valiosas da ilha. A igreja foi originalmente edificada pelo primeiros povoadores da ilha no século XV. O portal e as duas portadas laterais datam deste período. As capelas acrescentadas à construção inicial revelam um estilo manuelino.

Se estiver perto da hora do almoço, pode almoçar num restaurante local, ou esperar mais um pouco até à próxima paragem, a cidade da Praia da Vitória.

3. Praia da Vitória

Continuando pela EN1 para norte em direção à Praia da Vitória, pode fazer um pequeno desvio para visitar o Forte de Santa Catarina, que data do século XVI. O forte é o primeiro da linha defensiva da baía da Praia, o que explica a sua importância na história da defesa da ilha Terceira.

Daqui até Praia da Vitória são aproximadamente 10 minutos. A cidade foi um local importante desde o tempo dos primeiros povoadores no século XV, servido como um dos principais portos comerciais da ilha.

A povoação sofreu uma destruição quase completa em dois sismos, conhecidos como “Caída da Praia”. A primeira caída ocorreu em 1614 e a segunda em 1841. Reza a tradição que haverá ainda uma terceira.

Apesar da destruição, a cidade conservou a sua relevância como porta de acesso à ilha Terceira, tendo sido modernizada no século XX com o aeroporto militar das Lajes e o porto capaz de receber grandes navios.

A cidade possui vários monumentos, tais como a Igreja Matriz (século XV), a Igreja do Senhor Santo Cristo da Misericórdia (século XVI), e a Casa de Vitorino Nemésio, já que foi na Praia da Vitória que o escritor nasceu.

Visita à Praia da Vitória
Igreja Matriz da Praia da Vitória

4. Miradouro da Serra do Cume

Seguindo pela EN2 em direção a Angra do Heroísmo, um desvio à direita para a EN3 conduz à Serra do Cume. O miradouro oferece uma das melhores vistas da ilha, com a baía da Praia da Vitória de um lado e do outro a chamada “manta de retalhos”, designação dada à paisagem de planície verde dividida pelos típicos muros de pedra vulcânica.

5. Biscoitos

Para chegar até à freguesia de Biscoitos, o regresso pela EN2 permite apanhar a EN4 em direção a Vila Nova, seguindo depois pela EN1 ao longo da costa norte. O percurso dura cerca de 35 minutos.

Biscoitos é uma típica localidade enquadrada numa paisagem de grande beleza natural. Nos Açores, é dada a designação biscoitos aos terrenos formados pela lava seca dos vulcões (basalto). Trata-se de uma importante região vinícola, onde é produzido o vinho verdelho dos Biscoitos.

A localidade orgulha-se do seu património arquitectónico, composto nomeadamente por duas igrejas (igreja de São Pedro e igreja do Imaculado Coração de Maria), várias ermidas e os pitorescos chafarizes que abasteciam as populações. A localidade possui ainda o Museu do Vinho dos Biscoitos, onde é dado a conhecer o processo de produção do vinho. As curraletas, muros em basalto que protegem as videiras, formam hoje um importante legado do património rural da região.

Junto ao mar, as piscinas naturais são formações geológicas resultantes de erupções vulcânicas,sendo hoje utilizadas como zonas balneares.

Mergulho nas piscinas naturais
Piscinas naturais de Biscoitos

6. Furnas do Enxofre

Regressando pela EN1 em direção a Agualva/Angra, a viagem até à região do vulcão do Pico Alto dura cerca de 20 minutos. Aqui se localizam as fumarolas deste vulcão, um dos mais recentes da ilha.

7. Algar do Carvão

A poucos metros das furnas, o Algar do Carvão corresponde literalmente ao coração da ilha Terceira. A boca do algar dá acesso a uma lagoa de águas límpidas a 100 metros de profundidade. A lagoa é alimentada por água das chuvas, estando praticamente seca no verão. As estalactites e estalagmites de sílica no teto e paredes do algar são únicas no contexto das cavidades vulcânicas dos Açores.

Visitas ao Algar do Carvão
Entrada para o Algar do Carvão

Gastronomia

A visita à ilha Terceira não fica completa sem provar a cozinha tradicional terceirense. A alcatra, o polvo guisado, o cavaco (espécie de lagosta) e o cozido são algumas das principais especialidades. Ao nível da doçaria, o destaque vai para as cornucópias, as queijadas Dona Amélia, e os covilhetes de leite.

Hotéis na Ilha Terceira

O Terceira Mar Hotel, o Hotel do Caracol e a Pousada do Castelo de S. Sebastião, localizada no topo de uma falésia, são três ótimas escolhas de alojamento em Angra do Heroísmo. Se optar por ficar na Praia da Vitória, o Atlântida Mar Hotel é a melhor escolha. Consulte a lista completa de hotéis na ilha Terceira.

SEM COMENTÁRIOS