Noites Únicas no Hotel de Gelo da Lapónia

A Norte do Circulo Polar Árctico, numa pequena povoação sueca, nasce literalmente todos os anos, um hotel esculpido em gelo, onde a arte e o design se conjugam. Para quem gosta de frio e de neve, dormir neste lugar é sem dúvida uma experiência única.

O Ice Hotel situa-se na aldeia de Jukkasjarvi, a cerca de 200 quilómetros a Norte do Circulo Polar Árctico, próximo da cidade de Kiruna, na Suécia.

Durante o Inverno, esta região permanece quase na escuridão com temperaturas que chegam facilmente chegam aos 30 ºC negativos. Aqui o silêncio e o ar puro imperam, numa paisagem coberta de branco.

O hotel é construído todos os anos com a neve e o gelo do rio Torne, sendo necessário cerca de 30 toneladas de matéria-prima. Todos os anos dezenas de artistas dão asas à sua imaginação para construir esta obra única. No entanto, quando aparecem os primeiros raios de sol durante a Primavera, normalmente no início de Abril, o hotel dilui-se e as águas do degelo são devolvidas ao rio.

Tanto a estrutura (tectos e paredes), como o mobiliário interior (camas, sofás, ou mesas), são esculpidos em gelo. Os hóspedes têm ao seu dispor sacos cama especialmente concebidos para temperaturas polares e mantas de pele de rena. Para relaxar, pode sempre tomar um chocolate quente.

Noites Únicas no Hotel de Gelo da Lapónia. Autor: St Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0phan Herz sob licença
Noites Únicas no Hotel de Gelo da Lapónia. Autor: St Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0phan Herz sob licença
No entanto, não se pense que no interior esteja muito frio. Lá fora está muito mais. A temperatura interior ronda os 7 ºC negativos enquanto que a temperatura exterior oscila entre os -15 e os -20 ºC.

Em algumas noites é possível assistir a um dos maiores espectáculos que se pode ter ao ar livre: a aurora boreal. O melhor momento para observar este fenómeno é durante o Inverno e em noites de lua nova. O céu ilumina-se em tons de verde, laranja, verde, e lilás com explosões de cor que fascinam todos os sentidos.

O operador turístico Nordictur anunciou um programa de viagem de duas (1290 €) ou três noites (1590 €) para estadia no hotel de gelo de Jukkasjarvi em regime de alojamento e pequeno-almoço.

O pacote de viagem inclui ainda transferes em trenó puxados por cães esquimós, bebida de boas-vindas, jantar, e diversas actividades como passeio de mota de neve, visita guiada a Kiruna, a uma quinta de cogumelos shiitake, e à maior mina debaixo da terra.

Os pacotes de viagem são válidos para as saídas de Janeiro a Março, sendo que os programas decorrem entre segunda e quarta-feira ou entre quinta-feira e domingo.

SEM COMENTÁRIOS