Nos Passos de Fernão Mendes Pinto na RTP2

Nos dias 11 e 12 de Dezembro, pelas 21 horas, a RTP 2 apresenta o documentário “Nos Passos de Fernão Mendes Pinto” da autoria do escritor e viajante Gonçalo Cadilhe, no âmbito das comemorações do cinquentenário do nascimento do explorador português.

O documentário encontra-se dividido em dois episódios, de aproximadamente uma hora cada, e retrata a vida e as viagens do autor da obra “Peregrinação”.

Gonçalo Cadilhe percorre os passos de Fernão Mendes Pinto viajando por países tão diferentes como a Índia, Indonésia, China, Japão, Vietname, Malásia e Cambodja.

Segundo as palavras de Gonçalo Cadilhe, esta não é uma reconstituição dos itinerários do viajante português, antes um trabalho para “lançar pistas, abrir portas, provocar reflexões” sobre uma das maiores obras da literatura de viagens em língua portuguesa.

Cambodja, um dos destinos por onde passou Fernão Mendes Pinto
Angkor Wat – Cambodja
Num registo de documentário de viagem, Gonçalo Cadilhe interliga os lugares que visita e as experiências que adquire com a História de Portugal, em particular da época dos Descobrimentos.

Para reforçar o documentário, este trabalho tem ainda a colaboração de diversos especialistas em Fernão Mendes Pinto, nomeadamente no domínio da História e da Literatura.

Uma viagem única pela História de Portugal na companhia de Gonçalo Cadilhe que oferece uma visão muito própria sobre o explorador português.

SEM COMENTÁRIOS