O Que Ver e Visitar em Moçambique – Atrações Turísticas

A diversidade paisagística e a localização geográfica na costa do Oceano Índico fazem de Moçambique um destino único, onde é possível encontrar praias de perder de vista, planícies férteis, extensos planaltos, maciços montanhosos, savanas e ilhas paradisíacas.

Moçambique é um destino único na África Austral, que se destaca também pela cultura, pelas tradições ancestrais e pelo património histórico ímpar no contexto do continente africano.

Para visitar Moçambique, apresentamos uma lista de 6 locais que vale a pena incluir no seu roteiro de viagem.

Parque Nacional Gorongosa

Gorongosa
Zebra no Parque Nacional Gorongosa

O Parque Nacional Gorongosa está localizado na região central de Moçambique, no limite sul do grande vale de rift africano. Com uma área aproximada de 4000 km2, possui uma biodiversidade assinalável no contexto do continente africano. Nesta região, é possível encontrar diversos ecossistemas, nomeadamente pradarias, savanas, e florestas de altitude. Ao nível da fauna, pode encontrar antílopes, búfalos, rinocerontes, zebras, elefantes, macacos, hienas e mais de 400 espécies de aves diferentes.

A protecção deste santuário natural remonta aos anos 20 do século passado, quando a Companhia Majestática de Moçambique classificou como reserva de caça para fins turísticos parte da área actualmente ocupada pelo parque. Com a guerra colonial e a guerra civil, o parque sofreu um grande revés do ponto de vista ambiental. Estima-se que cerca de 90 por cento dos mamíferos de grande porte, como elefantes, búfalos, zebras e leões, tenha desaparecido durante este período.

A partir de meados da década de 90, começaram os primeiros esforços para reabilitar o Parque Nacional da Gorongosa, com a intervenção do Governo moçambicano, do Banco Africano de Desenvolvimento e da União Internacional para a Conservação da Natureza. A partir de 2004, a Fundação Carr, uma organização não lucrativa de origem norte-americana, e o Governo de Moçambique uniram esforços para promover a reabilitação da fauna e da flora do parque.

Para uma estadia, sugerimos o Girassol Chitengo Camp, localizado em pleno Parque Nacional da Gorongosa, e que oferece acomodações típicas enquadradas na paisagem envolvente. A infraestrutura turística inclui ainda restaurante, piscina, e percursos pedestres em redor.

Ilha de Moçambique

No norte de Moçambique, na província de Nampula e na foz da Baía de Mossuril, irá encontrar a ilha de Moçambique, que possui um rico património arquitectónico, Património Mundial da UNESCO desde 1991. Dos lugares a visitar neste destino, destacam-se a Capela de Nossa Senhora do Baluarte e a Torre de São Gabriel, construídos no primeiro quartel do século XVI, a Fortaleza de São Sebastião e o Palácio dos Capitães-Generais.

Bazaruto

Bazaruto
Bazaruto

O arquipélago de Bazaruto, situado a cerca de 600 quilómetros de Maputo, é constituído pelas ilhas de Santa Catarina, Benguerra e Magaruque, tendo sido classificado como Parque Nacional Marinho e protegido pela WWF (World Wildlife Fund) e pelo governo moçambicano. Aqui, irá encontrar uma grande diversidade de flora e fauna e praias semi-selvagens enquadradas por cenários naturais de rara beleza.

Se procura umas férias longe dos destinos de turismo massificado, esta ilha é o local ideal para desfrutar de alguns dias de pleno descanso.

Para uma estadia neste destino, sugerimos o hotel Pestana Lodge localizado em frente ao mar e rodeado por uma vegetação luxuriante com coqueiros e jardins. A unidade hoteleira dispõe de quartos confortáveis, restaurante, piscina e bar.

Inhaca

A ilha de Inhaca é o destino perfeito para uma visita de dia inteiro a partir de Maputo, estando localizada a cerca de 30 quilómetros da capital. Nesta pequena ilha, encontra praias paradisíacas de águas límpidas, onde pode mergulhar, observar peixes coloridos e magníficos recifes de corais e fazer pesca em alto mar.

Conheça ainda o velho farol, a Ponta de Santa Maria e o Museu de Biologia Marinha, e aproveite para fazer passeios a pé à beira-mar ou caminhadas no interior da ilha.

Maputo

A cidade de Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. Numa visita a este destino, destacamos os seguintes locais: o pitoresco Mercado do Peixe, a Estação de Caminhos de Ferro, construída no inicio século XX, a Sé Catedral situada na Praça da Independência, a casa de Ferro, construída no final do século XIX pela escola de Gustav Eiffel, o Mercado Central localizado na baixa da cidade, onde pode encontrar uma grande variedade de produtos frescos provenientes das hortas locais, a Casa Amarela, sede do primeiro governo colonial e que atualmente é o Museu da Moeda, o Jardim Botânico de Tunduru e o Museu da Revolução, onde pode ficar a saber mais sobre a História de Moçambique.

Arquipélago das Quirimbas

O arquipélago das Quirimbas é constituído por diversas ilhas coralinas, que se estendem ao longo da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, entre a foz do rio Rovuma e Pemba.

As praias e a atividade de mergulho são os principais atrativos deste destino. Aqui, é possível avistar mantas e tubarões-baleia numa experiência a não perder em Moçambique.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

10 − 3 =