Observação de Golfinhos no Estuário do Sado

O golfinho-roaz ou roaz corvineiro é a espécie de golfinhos mais frequente do Planeta encontrando-se presente em praticamente todos os mares.

Para além das águas oceânicas e costeiras, o golfinho-roaz também aparece em regiões de transição entre o mar e o rio, como é o caso dos estuários.

Em Portugal Continental, esta espécie encontra o seu habitat natural no estuário do Sado, situado na Península de Setúbal. No total existem cerca de 40 indivíduos identificados que podem ser encontrados em toda a extensão do estuário.

Durante os meses de Inverno os roazes surgem principalmente ao longo da costa da Arrábida e no canal de entrada. Na Primavera, a espécie progride para o interior atraídos pela presença de grandes quantidades de alimento. No Verão surgem tanto na zona estuarina, como na zona marinha.

Existem diversas empresas e operadores turísticos que proporcionam programas de observações de golfinhos no estuário do Sado com programas relativamente semelhantes.

Observação de Golfinhos no Estuário do Sado. Foto: Maria João Fonseca Fonte: ICNB
Observação de Golfinhos no Estuário do Sado. Foto: Maria João Fonseca Fonte: ICNB
O operador turístico Vertigem Azul, especializado em turismo de Natureza, oferece um programa de observação de golfinhos com preços fixos de 30 euros para adultos e 20 euros para crianças até aos 12 anos. O programa inclui uma viagem de barco, que parte de Setúbal ou Tróia (09h30/14h30), e passa pela costa da Arrábida e pelo Parque Marinho.

Se optar por visitar a região de Setúbal com mais tempo, pode optar pelo programa sugerido pela agência de viagens Best Travel que oferece um programa com preços a partir de 194 euros.

O pacote de férias inclui duas noites na Estalagem do Sado (5 estrelas) num quarto duplo com vista para o rio e com pequeno-almoço incluído, um jantar para duas pessoas e o programa de observação de golfinhos, propriamente dito, com a duração de três horas e meia. Este pacote encontra-se disponível durante todo o ano e pode ser adquirido numa das lojas da rede de agências Best Travel.

SEM COMENTÁRIOS