Parques Nacionais dos Estados Unidos

Numa viagem com início em São Francisco e término na cidade de Las Vegas, terá a oportunidade de conhecer as mais belas paisagens do Oeste americano através da descoberta dos Parques Nacionais, territórios naturais únicos que incutem no viajante uma aura de beleza interminável.

O ponto de partida desta viagem é a bela cidade de São Francisco. Daqui inicia-se a aventura pela paisagem natural norte-americana entrando-se no Parque Nacional de Yosemite situado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, nomeadamente nos condados de Mariposa e Tuolumme.

O parque foi fundado em 1890 e tem cerca de 3000 km2 com altitudes compreendidas entre os 600 e 4000 metros, tendo sido designado Património Mundial pela UNESCO em 1984. Neste parque, dominado pelos afloramentos graníticos, pode explorar os magníficos desfiladeiros, cascatas com mais de 700 metros de altura, e apreciar a sua grande biodiversidade, onde existem cerca de 7000 espécies de plantas, das quais cerca de 150 são consideradas raras. Neste parque tem ainda a oportunidade de visitar diversas florestas de sequóias (Sequiadendrom Giganteum, Mariposa Grove, Merced Grove e Tuolimne Grove), uma das mais belas, maiores e antigas árvores do mundo.

Cerca de três milhões de turistas visitam o parque anualmente, a maioria para escalar o mítico El Capitan, um enorme penedo granítico que oferece múltiplos possibilidades de percursos com diferentes graus de dificuldade, bem como a Sentinel Dome e a Half Dome, que correspondem a duas cúpulas com cerca de 900 e 1500 metros, respectivamente.

Depois de Yosemite segue-se para o Parque Great Basin’s Cathedral Gorge, situado no estado do Nevada, com uma superfície de 1600 hectares, onde pode descobrir uma multiplicidade de paisagens, desde os planaltos desérticos até aos extensos vales férteis.

Parque Nacional Yosemite. Autor: chensiyuan, sob licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic
Parque Nacional Yosemite. Autor: chensiyuan, sob licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic
O Parque Nacional de Zion situa-se no estado do Utah próximo da localidade de Springdale com uma área aproximada de 600 km2. A principal atracção é o canhão de Zion escavado no rio Virgen com cerca de 800 metros de profundidade e 25 km de comprimento. Outros pontos de interesse são o Gran Trono, a nascente do rio Emerald, o Hidden Canyon e o topo da Angel’s Landing com uma panorâmica de cortar a respiração.

O Parque Nacional de Bryce Canyon que se situa na parte sudoeste do estado do Utah, próximo da cidade de Kanab com cerca de 150 km2, foi considerado Monumento Nacional em 1923. Nesta região terá oportunidade de fazer diversos trekkings pelos pináculos de cor vermelha, pelas florestas de coníferas e andar a cavalo.

Seguindo para Leste alcança-se o Parque Nacional de Arches, próximo da cidade de Moab, com cerca de 300 km2 e a uma altitude máxima de 1700 metros. O parque foi designado Monumento Nacional em 1929 e recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Esta região é conhecida pelas formações rochosas gigantescas de tom avermelhado com sofreram a erosão eólica e dos glaciares ao longo de milhares de anos. Os locais mais simbólicos deste parque são o Delicate Archm o Park Avenue e The Windows. Neste parque terá a possibilidade fazer rafting no rio Colorado ou percorrer o imenso território num veículo todo-o-terreno.

Entrando em território Navajo, segue-se para o Monumento Nacional de Canyon Chelly onde durante séculos os povos índios habitaram e onde poderá apreciar os célebres vestígios da White House e as habitações dos Anasazi.

Um dos pontos altos desta expedição é o Gran Canyon, moldado pelo rio Colorado ao longo de milhões de anos, com uma extensão de quase 500 km, com cerca de 15 km de largura média e atingindo nalguns locais 1600 metros de profundidade. Aqui terá a oportunidade de avistar uma das sete maravilhas do Mundo, e explorar trilhos que o levam a locais únicos.

Finalmente, chega-se ao Parque de Diversões da América, Las Vegas, onde pode circular pela famosa Las Vegas Boulevard, mais conhecida por Strip, e entrar no mundo colorido dos casinos.

O preço desta viagem pessoa varia entre 1787 e 1907 euros (voo não incluído) por pessoa com saídas em Setembro e Outubro. Para saber mais sobre os Parques Nacionais dos Estados Unidos consulte o site oficial do US National Park Service.

SEM COMENTÁRIOS