Pelos Caminhos do Cáucaso – Viagem à Arménia

O Cáucaso, entre o extremo oriental do continente europeu e o limite ocidental da Ásia, é uma região com uma rica herança histórica e cultural. Nesta região, a Arménia, com um “pé” em cada um dos continentes, é um destino pouco conhecido mas com muito para descobrir.

A viagem por este país do Cáucaso começa na capital Erevan, a maior cidade e o principal pólo administrativo, político e económico do país. A cidade estende-se ao longo do rio Hrazdan, numa região montanhosa a cerca de mil metros de altitude no vale da Ararat. Erevan é a capital do país desta a implantação da I República em 1918.

O centro da cidade (kentron) é uma verdadeira pérola da arquitectura soviética, idealizado pelo arquitecto Alexander Tamanian com uma vertente neoclássica a fazer lembrar a cidade de São Petersburgo.

Vista dos Edifícios de Erevan
Vista dos Edifícios de Erevan

Reserve um dia inteiro para conhecer os lugares mais emblemáticos da capital, nomeadamente o forte de Erebuni, a artéria pedonal Avenida do Norte que liga a Opera à Praça da República, a Praça da Liberdade, o Museu Matenadaran com uma colecção de manuscritos assinalável, a Mesquita Azul datada do século XVIII, o mercado, e a estação de comboios com o seu estilo neoclássico.

No dia seguinte, sugere-se um passeio até Etchmiadzin com o objectivo de visitar as igrejas e as catedrais, classificadas Património Mundial da Humanidade. A catedral de Etchmiadzin é considerada a mais antiga catedral do mundo, com a construção original a remontar ao século IV (303 d.C.). De regresso a Erevan, visite a região de Armavir onde pode conhecer o Templo de Zvartnots, as ruínas de uma catedral circular e o Museu Etnográfico.

Monte Ararate Visto da Arménia
Monte Ararate Visto da Arménia

Pode reservar um dia para rumar em direcção ao Monte Ararate (símbolo nacional da Arménia, embora fora das suas fronteiras), e atravessar a região de Kotayk para conhecer o mosteiro de Geghard, uma construção única incrustada na montanha e que foi erigida durante o século IV. Ainda durante este dia terá a oportunidade de ver in loco o processo de produção artesanal do pão arménio (lavash) e visitar o templo pagão e fortaleza na aldeia de Garni.

Outro passeio de um dia a partir de Erevan tem como destino a cidade de Alaverdi, no nordeste da Arménia. A cerca de 2h30 da capital da Arménia, Alaverdi destaca-se pelo complexo monástico de Sanahi e Haghpat, fundado no século X, e que se encontra contemplado na lista de Património Mundial da UNESCO. No regresso a Erevan, a visita a lugares sagrados continua, desta vez com passagem vale de Aragats, onde pode ficar a conhecer as igrejas Karmravor e Tsiranavor, bem como os complexos monásticos de Ohanavank, Goshavank, e Haghartsin e de Saghmosavank, o castelo de Hamberd e ainda o Lago Sevan.

Este programa pela Arménia pode ser feito por meios próprios, alugando um carro. Em alternativa, o operador turístico Lusanova Tours organiza programas para a Arménia com preços a partir de 1.536€ por pessoa. O programa é válido durante todo o ano em dias específicos. O preço final inclui oito noites de estadia, passagem aérea em classe turística, circuito em viatura de turismo, transferes de partida e chegada, taxas de aviação e combustível, e seguro de viagem. Para informações pormenorizadas consulte uma agência de viagens.

SEM COMENTÁRIOS