Por entre Vales e Quebradas do Norte da Argentina

Num périplo pelo Norte da Argentina, percorrem-se vales, quebradas e estradas sinuosas, ao encontro de aldeias pitorescas perdidas nas montanhas, cidades coloniais e paisagens singulares moldadas ao longo de milhões de anos.

Esta viagem começa na capital Buenos Aires, uma das mais fascinantes metrópoles da América do Sul. Neste destino terá cerca de uma dia e meio para explorar a cidade, onde se salientam as visitas ao Microcentro com passagem pela Avenida de Maio, a Casa Rosada, o Obelisco, e a Catedral; bem como pelos bairros típicos de La Boca, Recoleta, San Telmo, Palermo, Belgrano, e ainda Puerto Madero, uma área recentemente renovada.

No dia seguinte viaja-se de avião para a cidade de Salta, situada no noroeste da Argentina, a cerca de mil metros de altitude, no vale de Lerma e a oriente da cordilheira andina.

Salta é reconhecida pela arquitectura colonial, destacando-se os Conventos de São Francisco e de São Bernardo, a Catedral, o Cabildo, bem como os edifícios em redor da praça principal datados dos séculos XVI e XVII.

Partindo de Salta, percorrem-se os vales de Calchaquíes, rodeados por montes verdejantes e caminhos sinuosos, onde se podem encontrar povoações pitorescas como Chicoana, onde se visita uma plantação de tabaco; Cuesta del Obispo, situada a 3700 metros de altitude; e ainda o Parque Nacional Los Cardones, onde pode observar cactos gigantes, numa região semi-árida; até se chegar a San José, situada no sopé da montanha de Cachi, onde se visite o museu arqueológico e uma igreja setecentista.

Por entre vales e quebradas da argentina
Paisagens da Argentina
Tal como no dia anterior, a viagem continua por estradas de montanha, passando-se por aldeias típicas, onde pode entrar em contacto com as populações locais e ficar a conhecer os modos de vida e os costumes tradicionais.

O dia termina na cidade de Cafayate, conhecida pelos vinhos de qualidade e pelo centro histórico de traços coloniais, local de visita obrigatório.

No regresso a Salta, percorre-se a estrada da Quebrada de Cafayate, onde pode observar formações rochosas com características únicas e que foram moldadas ao longo de milhões de anos pela acção erosiva da chuva e do vento.

De Salta, segue-se para San António de Los Cobres, num itinerário que passa por paisagens impressionantes, como é o caso da Quebrada del Toro. Ao longo da mítica “ruta 40”, passa-se por Salinas Grandes, até se chegar a Cuesta de Lipan, por um caminho serpenteante por entre montanhas e vales encaixados.

No dia seguinte ruma-se à famosa Quebrada de Humahuaca, com visita às povoações de Huacalera, Humahuaca e Uquía, onde pode apreciar as casas típicas construídas em adobe. A caminho de Salta visita-se ainda a cidade de San Salvador de Jujuy, onde poderá visitar a Catedral, a Igreja de São Francisco e apreciar os edifícios da Plaza Mayor. De Salta viaja-se para Buenos Aires, último destino desta viagem.

Este programa é disponibilizado pelo operador turístico Quadrante que apresenta preços a partir de 2055 euros para alojamento em unidade hoteleiras de categoria turística e para partidas entre 1 de Setembro e 30 de Abril.

O valor da viagem inclui alojamento, passagem aérea de ida e volta, transferes e transportes durante o circuito, taxas e seguro de viagens.

SEM COMENTÁRIOS