Prove Portugal: Geografia do Turismo Gastronómico

O Turismo de Portugal apresentou o programa Prove Portugal que pretende promover a gastronomia portuguesa, enquanto produto turístico a nível nacional e além-fronteiras.

Uma das primeiras iniciativas realizadas foi o lançamento de um sítio da Internet (www.proveportugal.pt) dedicado ao mundo da gastronomia nacional com informações sobre vinhos, pratos e produtos regionais, receitas seleccionadas por diferentes “chefs” portugueses, uma agenda com eventos de Norte a Sul do país, artigos sobre a gastronomia tradicional e contemporânea, selecção dos melhores restaurantes, notícias, e guias gastronómicos.

Esta plataforma de conhecimento e divulgação da cozinha portuguesa resultou de uma parceria com a Academia Portuguesa de Gastronomia, o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo, as Regiões Autónomas, os Municípios, e associações de produtores, profissionais e empresariais do sector.

Prove Portugal – Geografia do Turismo Gastronómico
Provar Portugal – Geografia do Turismo Gastronómico
Os principais objectivos desta iniciativa são a promoção daquilo que “Portugal tem de melhor” numa viagem gastronómica e geográfica dirigida, tanto para o mercado nacional, como para o mercado internacional.

No fundo, pretende-se valorizar o destino Portugal baseado na gastronomia, enquanto factor diferenciador com o objectivo de aumentar os fluxos turísticos provenientes do exterior.

Ainda no âmbito deste programa, encontram-se previstas outras iniciativas como a presença em feiras internacionais da especialidade; a criação de um roteiro gastronómico; a criação de novos cursos de gestão hoteleira e formação nas Escolas do Turismo de Portugal.

SEM COMENTÁRIOS