Serra de Monchique: O Mar no Horizonte

Com o mar no horizonte e a olhar para o interior, a serra de Monchique abraça o melhor de dois mundos: as praias do Sotavento algarvio e os montes ondulantes que entram pelo Alentejo adentro.

Sobre um manto granítico, a serra de Monchique apresenta características únicas do ponto de vista geológico, que contrastam com as regiões de menor altitude. Assim, não é de estranhar que por aqui aparecem castanheiros, pinheiros ou nogueiras mercê das características mineralógicas do solo e das condições climáticas.

No alto dos seus 902 metros, o Pico da Fóia, é o ponto mais alto da região do Algarve, de onde se pode obter uma panorâmica de 360 graus sobre a paisagem envolvente. Há até quem diga que em dias de céu limpo é possível avistar a serra da Arrábida.

Num passeio por esta região, a vila de Monchique é um lugar de visita obrigatório, onde os casarios brancos contrastam com a paisagem verdejante da serra. O Largo e a Igreja da Misericórdia, a Capela de São Sebastião e o interior da Capela do Senhor dos Passos constituem o mais importante património arquitectónico da vila e que merecem uma visita.

Monchique apresenta ainda características singulares, do ponto de vista da morfologia urbana, onde os declives acentuados e as ruas íngremes concedem ao espaço uma amplitude única, sendo possível obter panorâmicas diferenciadas da paisagem envolvente, tanto na parte baixa, como na parte mais elevada da vila.

Paisagens da Serra de Monchique
Serra de Monchique – O Mar no Horizonte
Em direcção ao mar, entre os vales encaixados e uma vegetação luxuriante, pode encontrar as Caldas de Monchique conhecida pela sua actividade termal e pela qualidade das suas águas. Este local foi, há poucos anos, alvo de uma reabilitação profunda ao nível dos espaços públicos e dos edifícios que dão hoje às Caldas uma face arejada e que convida ao descanso.

Se pretende realizar uma escapadinha ou umas mini-férias em Monchique saiba que a agência online Netviagens oferece um programa de fim-de-semana no mais recente complexo hoteleiro da serra, o Longevity Wellness Resort. Este empreendimento, com a categoria de cinco estrelas, situa-se no alto da serra, de onde pode obter magníficas panorâmicas sobre as serranias circundantes e o mar da costa algarvia.

O pacote de férias tem a duração de quatro dias e três noites com estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço, com acesso gratuito ao Longevity Spa, sauna, banho turco, piscina interior aquecida e ginásio, e estacionamento. Os preços dos pacotes de férias encontram-se fixados em 234 euros por pessoa.

Seja de automóvel, de bicicleta ou a pé, parta para um fim-de-semana em pleno, rodeado por um cenário único no interior do Algarve, desfrute da paisagem natural e humana, e descubra os sabores da terra e da rica gastronomia, como os enchidos, a reconhecida aguardente de medronho e o magnifico mel serrano.

SEM COMENTÁRIOS