10 Destinos Imperdíveis para Fazer Surf

Os últimos 50 anos foram influenciados pela cultura do surf, e hoje ninguém fica indiferente à beleza de um surfista na crista da onda, nem à beleza da própria paisagem.

Claro que os melhores destinos de surf são também são também alguns dos mais belos destinos de praia.

Das ondas selvagens da Noruega às ondas perfeitas do Hawai, conheça 10 destinos imperdíveis para praticar surf ou simplesmente apreciar nos cinco continentes.

#1 Bali, um Sonho Tornado Realidade

Kuta Beach

Ondas fabulosas, praias de areia branca e palmeiras exuberantes, eis o que faz de Bali na Indonésia um autêntico paraíso para os amantes do surf. Um dos locais mais procurados é Kuta Beach conhecido pelas ondas de grande dimensão. A vida nocturna e as paisagens naturais são outros dos destaques deste destino.

#2 Hawai, a Onda Perfeita

Surf no Hawai

Costa do Hawai

O Hawai não podia ficar de fora da lista de destinos de surf. O centro de todas as atenções é a Baía Hanalei localizada em Kauai, uma das ilhas mais selvagens do arquipélago. A aldeia de Hanalei é também um lugar de visita obrigatório, e um ponto de partida para conhecer a ilha. O principal destaque vai para as cascatas de água que sobressaem das montanhas verdejantes e que desaguam no oceano.

#3 Gold Coast, o Paraíso do Surf na Austrália

Surf na Austrália

As praias extensas da Gold Coast

Com cerca de 70 km de praia, a Gold Coast na Austrália é um dos paraísos dos surfistas. Trata-se de um destino muito concorrido, principalmente durante os meses de Verão australiano, entre Dezembro e Fevereiro.

#4 Cloudbreak, a Onda Perfeita nas Ilhas Fiji

Cloudbreak

Na Ilha de Tavarua, no arquipélago das Fiji, os amantes de surf vão encontrar um destino que conjuga praias paradisíacas de areia branca e água azul-turquesa com ondas de quase 10 metros de altura ao largo da costa. Tavarua oferece uma experiência única, reservada apenas para aqueles que gostam de desafiar todos os limites.

#5 Peniche, a Cultura do Surf

Praia do Baleal em Peniche

Peniche é um dos grandes spots do surf internacional com ondas excelentes quase todo o ano. As praias de Supertubos, Almagreira e Molhe Leste são pontos de visita obrigatória. Este é também um destino perfeito para conhecer a cultura e a gastronomia local, e visitar o arquipélago das Berlengas.

#6 Pavones, o Paraíso Perdido da Costa Rica

Praia selvagem da Costa Rica

A praia de Pavones, na Costa Rica, é um dos melhores locais para praticar surf na América Central. O destino está situado no interior do Golfo Dulce no oceano Pacífico, e possui praias de grande beleza natural. É agotambém um óptimo destino para fazer caminhadas e explorar a floresta tropical.

#7 Cornualha, Festival de Surf e Música

Surf no Reino Unido

Costa da Cornualha

O Boardmasters Festival é considerado um dos melhores festivais de surf, e também de skate, a nível mundial. Todos os anos, no sul de Inglaterra, a música e o surf transformam a baía de Watergate e a praia de Fistral na Cornualha. São quatro dias intensos de boas ondas durante o mês de Agosto.

#8 Águas Selvagens da Noruega

Surfistas nas praia de Stavanger

Pode parecer surpreendente incluir a Noruega nesta lista, mas a verdade é que o país oferece excelentes condições para a prática do surf na costa sudoeste do país. A pitoresca cidade de Stavanger é o centro dos aficionados do surf, com inesperadas ondas que nascem nos fiordes da Noruega.

Esta região norueguesa é também o local ideal para realizar actividades ao ar livre como caminhadas e trekking ou para fazer um cruzeiro no majestoso Lyserfjord.

#9 Mavericks, Ondas Gigantes na Califórnia

Ondas gigantes

Surf na Califórinia

Em plena área de conservação ambiental, a Praia de Mavericks, próximo de São Francisco, é o destino de Inverno dos surfistas em busca de ondas gigantes. Aqui, não é raro uma onda atingir os 10 metros, podendo mesmo atingir os 20 metros de altura em dias de maior agitação marítima.

#10 Cidade do Cabo, Surf Todo o Ano

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Praia da Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é um destino de surf o ano inteiro. A localização geográfica privilegiada entre os oceanos Atlântico e Índico e o clima moderado criam neste local as condições perfeitas para praticar surf de Janeiro a Dezembro. Alguns dos melhores spots para fazer surf nesta região são Muizenberg, Scarborough Beach e Long Beach.

Para além do surf, vale a pena conhecer a Cidade do Cabo: subir à famosa Table Mountain e apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade, navegar até à Robben Island e fazer um passeio turístico na região vinhateira de Stellenbosch.