A cidade de Dubrovnik, conhecida como a Pérola do Adriático, é um destino incontornável na Croácia pela beleza das suas paisagens e pelo património histórico e cultural.
O centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, é um dos principais ex-libris desta cidade costeira da região da Dalmácia.
Dubrovnik é uma cidade que se destaca pelas imponentes e bem preservadas muralhas, pelas construções e palácios dos mais diferentes estilos arquitectónicos, e pelos cenários naturais entre o verde das montanhas e o azul profundo do mar.
1. Muralhas da Cidade
Com dois quilómetros de extensão, as muralhas da cidade são o principal símbolo de Dubrovnik. Esta estrutura de defesa foi construída entre os séculos VIII e XVI, sendo constituída por um sistema de torreões e torres circulares e rectangulares que circundam a parte antiga da cidade.
As muralhas são o local perfeito para apreciar as vistas panorâmicas sobre o centro histórico, e o Mar Adriático. Ao planear a sua visita, reserve pelo menos uma hora para fazer o passeio completo das muralhas. A entrada custa 100 HRK para adultos e 30 HRK para as crianças. As portas abrem às 8h e encerram às 17h30.
2. Stradun

Stradun
A Stradun é a coração do centro histórico da cidade antiga. Com cerca de 300 metros de extensão, a rua une as portas de Pile e Ploce, seguindo a linha do canal que, no passado, dividia a cidade em duas áreas distintas.
A construção da Stradun data do início do século XII, tendo sido pavimentada em meados do século XV. As casas de estilo barroco foram construídas em meados do século XVII, após o violento terramoto que assolou a cidade em 1667 e destruiu grande parte do actual centro histórico de Dubrovnik. Actualmente, a Stradun possui várias lojas de souvenirs, cafés, esplanadas e restaurantes.
3. Palácio dos Reitores

Arcadas do Palácio dos Reitores
O Palácio dos Reitores é outro dos locais emblemáticos de Dubrovnik. A construção de origem medieval destaca-se pela diversidade de estilos arquitectónicos (gótico, renascentista e barroco) e pela harmonia dos diferentes elementos. Actualmente, o palácio alberga o Museu de História Cultural.
4. Teleférico
O teleférico, localizado junto às muralhas da cidade, é a melhor opção para chegar ao topo do Monte Srdj e apreciar as vistas panorâmicas sobre o centro histórico, o Mar Adriático e as ilhas Elaphite. Neste local, vai encontrar ainda um restaurante, uma loja de souvenirs, um snack-bar e um pequeno museu alusivo à guerra da independência da Croácia que teve lugar nos anos 90. O bilhete de ida custa 30 HRK, e o de ida e volta fica em 50 HRK.
5. Fontes de Onofrio

Fonte de Onofrio
Durante o século XV, para assegurar o transporte de água potável à cidade, foi construído um sistema de abastecimento projectado pelo arquitecto italiano Onofrio di Giordano della Cava. A fonte grande de Onofrio, com 16 lados, e a fonte pequena de Onofrio, projectada pelo artista milanês Peta Martinov, são algumas das construções mais relevantes deste sistema.
6. Palácio Sponza

Palácio Sponza
O Palácio Sponza é um dos exemplares mais significativos da arquitectura renascentista e de estilo gótico na cidade. A construção data de início do século XVI e foi um dos poucos edifícios que sobreviveu ao grande terramoto de 1667. Atualmente, o palácio alberga os arquivos nacionais, sendo um dos mais importantes instituições culturais da cidade.
7. Portas da Cidade
As portas da cidade (Pile e Ploce), nos extremos da Stradun, são um dos locais mais movimentados de Dubrovnik. A Porta de Pile, localizada na entrada ocidental, é a mais importante, sendo constituída por dois arcos góticos datados do século XV e pela estátua de São Brás, o padroeiro da cidade.
8. Mosteiro Franciscano

Igreja e campanário do Mosteiro Franciscano
A origem do Mosteiro Franciscano, situado nas proximidades da Porta Pile, data do século XIV, tendo sido reconstruído após o grande terramoto. A biblioteca com um acervo de mais de 30 mil obras, o claustro românico com elementos góticos e um crucifixo de Jerusalém do século XVIII são alguns dos tesouros que pode encontrar neste mosteiro.
9. Praia Banje

Praia Banje
A praia Banje é o local ideal para descontrair e mergulhar nas águas do Adriático. É a praia mais próxima do centro histórico e o local perfeito para tomar uma bebida com panorâmicas para as muralhas da cidade.
10. Porto Antigo de Dubrovnik

Vista do porto antigo de Dubrovnik
Localizado na parte oriental da cidade, o porto antigo é um excelente local para fazer um passeio junto ao mar e apreciar as vistas para as praias e para a ilha de Lokrum.