As 10 Melhores Estâncias de Esqui na Europa

O Inverno está a chegar, e os primeiros flocos de neve começam a cair nas principais estâncias de esqui da Europa.

A época começa em finais de Novembro e termina em meados de Abril na grande maioria dos resorts.

Se está a planear uma viagem, conheça uma lista das 10 melhores estâncias de esqui do continente europeu, em França, Andorra, na Suíça, Áustria, ou Finlândia. Parta para uma aventura na neve em família ou com amigos.

1. Val d’Isère – França

Teleférico de Val d’Isère

Val d’Isère localiza-se na região d Ródano-Alpes no sudeste de França, a menos de 5 km da fronteira italiana. O resort dispõe de mais de 300 km de pistas, com especial destaque para a área de Col de l’Iseran que oferece vistas deslumbrantes sobre os vales de origem glaciar.

Considerada uma das capitais do esqui, Val d’Isère é palco de diversos eventos internacionais de esqui alpino. É um dos locais de eleição para praticantes avançados, mas há também espaço para os que se iniciam agora no esqui.

Alojamento Hotéis em Val D’Isere
Informações adicionais www.valdisere.com

2. Courchevel – França

Esquiar em Courchevel

Courchevel à noite

A estância de Courchevel está situada na região da Sabóia, nos Alpes franceses, sendo considerada a maior área esquiável interligada do mundo, com mais de 600 km de pistas localizadas a 4 níveis de altitude.

Courchevel é a melhor escolha para os praticantes intermédios e para todos aqueles que começam a dar os primeiros passos nos desportos de neve.

Alojamento Hotéis em Courchevel
Informações adicionais www.courchevel.com

3. Grandvalira – Andorra

Teleférico de Grandvalira

Grandvalira é uma estância de esqui que se estende por 201 km, desde Pas de La Casa na fronteira com França até Encamp. O sector de Pas de la Casa é o mais antigo e um dos mais conhecidos de Andorra. Entrou em funcionamento em 1957, sendo hoje ponto de passagem obrigatório para todos os praticantes que pretendem esquiar nos Pirenéus. O resort está ligado a outras estâncias de esqui andorrenhas, como é o caso de Soldeu / El Tarter.

A estância de Grandvalira é ideal para praticantes intermédios, dispondo de uma ampla oferta de infraestruturas de apoio como escolas de esqui, aluguer de equipamento e lojas especializadas.

Alojamento Hotéis em Andorra
Informações adicionais www.grandvalira.com

4. Davos – Suíça

Davos

O resort de Davos é uma das principais estâncias de esqui da Suíça, com uma estrutura que inclui mais de 300 km de pistas em cinco montanhas. Não é um destino de neve barato. No entanto, o acesso é fácil, de comboio a partir de Zurique numa viagem que demora cerca de duas horas.

Davos é um paraíso para os praticantes de snowboard que encontram aqui excelentes condições para a prática da modalidade. As condições são também boas para praticantes de esqui de níveis intermédio e avançado, sendo razoáveis para iniciados.

Alojamento Hotéis em Davos
Informações adicionais www.davos.ch

5. Zermatt – Suíça

Vista de Zermatt

Os chalets e as ruas empedradas são algumas das imagens de marca de Zermatt, um pitoresco resort nas montanhas suíças. O acesso automóvel está vedado e as deslocações fazem-se a pé ou por carruagens puxadas a cavalo.

Um dos principais destaques desta estância são as pistas localizadas no glaciar de Theodul, com cerca de 20 km de extensão. Zermatt é uma das melhores para famílias, e praticantes de níveis intermédio e avançado.

Alojamento Hotéis em Zermatt
Informações adicionais www.zermatt.ch

7. St. Moritz – Suíça

Snowboarding em St. Moritz

St. Moritz é um dos mais luxuosos resorts da Europa e um ponto de encontro de celebridades internacionais. Para além das infraestruturas associadas aos desportos de neve, encontra aqui também boutiques, restaurantes, hotéis e lojas de luxo.

Com 350 km de pistas, divididas por quatro sectores, St. Moritz possui uma extensa área de esqui, com certeza de neve. As pistas são particularmente adequadas a praticantes de nível intermédio.

Alojamento Hotéis em St.Moritz
Informações adicionais www.stmoritz.ch

8. Kitzbühel – Áustria

Montanhas de Kitzbuhel

Vista panorâmica de Kitzbuhel

A cidade medieval de Kitzbühel ou Kitz, como também é conhecida, está localizada na região do Tirol, na Áustria, e é um dos resorts de neve mais populares do país. A estância de esqui oferece 185 km de pistas e mais de 50 elevadores.

Atendendo à configuração e aos declives das pistas, este é o destino ideal para os praticantes intermédios e avançados. Os mais experientes podem aventurar-se na pista Streif, considerada como uma das mais difíceis a nível mundial.

Alojamento Hotéis em Kitzbuhel
Informações adicionais www.kitzbuehel.com

9. Cortina d’Ampezzo – Itália

Esqui em Cortina d'Ampezzo

Montanhas de Cortina d’Ampezzo

A estância de Cortina d’Ampezzo, muitas vezes apelidada de Cortina, está situada na cadeia montanhosa Dolomita nos Alpes orientais. O resort está associado ao passe Dolomiti Superski, que dá acesso a mais de 1200 km de pistas em toda a região. Cortina d’Ampezzo é o lugar perfeito para umas férias num destino que também é conhecido pelas aldeias pitorescas e pela gastronomia.

A região de Cortina pode ser acedida de comboio a partir de Veneza (cerca de 160 km).

Alojamento Hotéis em Cortina d’Ampezzo
Informações adicionais www.dolomitisuperski.com

10. Levi – Finlândia

Levi na Lapónia finlandesa

A estância de esqui de Levi, a maior e mais importante da Finlândia, está localizada na Lapónia, cerca de 170 km a norte do Círculo Polar Árctico. Com alguma sorte, é possível assistir ao fenómeno da Aurora Boreal durante os meses de Inverno.

A localização geográfica do resort permite-lhe estar aberto até meados de Junho ainda com muita neve. A estância de Levi dispõe de 230 km de pistas e 26 meios mecânicos.

Alojamento Hotéis em Levi
Informações adicionais www.levi.fi