A Leste Tudo de Novo: Bulgária e Roménia

0

No extremo Oriental da Europa, a Bulgária e Roménia são destinos turísticos que começam paulatinamente a aparecer nos escaparates das agências de viagens com diversas ofertas de itinerários que incluem as capitais dos respectivos países e lugares de grande interesse histórico, cultural, arquitectónico e religioso.

O itinerário, que aqui se sugere, começa na capital da Bulgária, Sofia. Nesta cidade realiza-se uma visita panorâmica, com um passeio a pé, pela parte história que inclui a Catedral Alexander Nevsky, o Museu Nacional de História, o Palácio Nacional da Cultura, a Galeria Nacional de Arte e a Torre do Relógio. Opcionalmente, à noite, pode assistir a um espectáculo de folclore e danças tradicionais e realizar um passeio nocturno pela cidade iluminada.

Deixando Sofia visita-se em segunda cidade da Bulgária, Plovdiv. Situada na região central do país, nas margens do rio Maritsa, tem uma população de quase 400 000 habitantes, sendo conhecida como “ a cidade das sete colinas”, tal como Lisboa.

A cidade é um importante destino turístico e de grande importância histórica, onde se podem encontrar mais de 200 sítios arqueológicos de origem romana, grega, medieval e otomana. O Teatro Romano é o ex-líbris da cidade, tendo sido erigido durante a permanência do Imperador Trajan no século II.

Para além dos vestígios arqueológicos, destacam-se ainda outros pontos de interesse como o centro histórico com belos edifícios de arquitectura búlgara renascentista, o Museu Etnográfico, as Igrejas ortodoxas de São Constantino e Santa Helena, a Catedral católica, e a mesquita de Djumaya, uma das mais antigas em território europeu.

Em direcção a Veliko Tarnovo, passa-se por Kanzalak, através do Vale das Rosas, onde se visita o Museu Histórico e Arqueológico, o túmulo do rei Seuthus II do período grego, e ainda a localidade de Shipka, onde pode ficar a conhecer a Igreja Ortodoxa Russa.

Circuito Roménia Medieval

Circuito na Roménia e Bulgária

Antiga cidade dos Czares e capital do Segundo Império Búlgaro, Veliko Tarnovo é conhecida pelas particularidades da sua arquitectura com influências bizantinas, balcânicas, ortodoxas, romanas, góticas e otomanas.

A cidade encontra-se situada em três colinas (Tsarevets, Trapezitsa e Sveta Gora) próximo do rio Yantra. Com pouco mais de 100 000 habitantes, Veliko Tarnovo é um importante centro económico, universitário e cultural da região Norte da Bulgária, sendo considerada como um dos principais destinos turísticos do país.

A cidade alberga diversos palácios da época dos Imperadores Búlgaros e do Patriarcado, bem como diversos edifícios de reconhecida importância histórica dentro das suas muralhas. As ruínas do castelo de Tsarevets, a Fortaleza, a Igreja de São Demétrio de Salónica, a Igreja de São Pedro e São Paulo, o Museu Arqueológico, os edifícios revivalistas e a principal artéria comercial da cidade (Samovodska Charshia) com diversas lojas de artesanato típico, são as principais atracções deste destino.

No dia seguinte parte-se para a fronteira romena em direcção à cidade de Brasov entre as regiões da Transilvânia e da Valáquia, próxima dos Cárpatos, a cerca de 160 quilómetros de Bucareste. Nesta região visita-se o castelo de Bran construído durante o século XVI, que se tornou famoso com a personagem de Drácula. Segue-se depois para Sinaia, uma estância de férias de montanha junto ao rio Prahova a 800 metros de altitude, onde se visita os Castelos de Peles e de Pelisor.

Já na capital romena, Bucareste, realiza-se uma visita panorâmica com passagem pelos principais marcos turísticos da cidade, como o Palácio do Parlamento, um dos maiores do mundo, o centro histórico, a Praça da Revolução, o Museu da Aldeia e o Arco do Triunfo de inspiração francesa.

Este programa pela Europa de Leste é organizado pelo operador turístico Nortavel que oferece preços a partir de 1291 euros por pessoa. O circuito, com a duração de oito dias, decorre a 4 de Junho, 2, 9 e 23 de Julho, a 6 e 20 de Agosto e a 3 e 10 de Setembro com partidas de Lisboa e Porto.

O preço desta viagem inclui alojamento em regime de meia pensão, voos de ida e volta na Lufthansa (via cidade europeia), circuito em autocarro com guia de língua portuguesa e guias locais especializados, visitas e entradas dos monumentos e seguro de viagens.

Partilhar.