Açores: Que Ilhas Visitar – Guia Completo de Viagem

Com nove ilhas de origem vulcânica, localizadas em pleno Atlântico Norte, os Açores são um destino de paisagens naturais quase intocadas, singulares formações geológicas e equilíbrio entre o património natural e o construído.

Mas as ilhas dos Açores não são todas iguais. As dúvidas surgem na hora de decidir que ilha(s) visitar na sua próxima viagem.

Percorremos o arquipélago e propomos o que ver e fazer em cada uma das ilhas açorianas. Incluímos ainda informações sobre como chegar e sugestões onde ficar.

Só tem de planear quando ir, escolher que ilhas visitar e partir à descoberta dos Açores.

1. São Miguel

Lagoa das Sete Cidades

São Miguel é a maior ilha do arquipélago, onde reside metade da população do arquipélago (cerca de 243 mil habitantes). Com vales e serras ondulantes cobertos de verde, lagoas, encostas escarpadas, piscinas naturais de água quente e cascatas, São Miguel é considerada uma das mais belas ilhas dos Açores.

Servida por um aeroporto com ligações regionais, nacionais e internacionais frequentes, São Miguel é a ilha ideal para quem viaja para os Açores pela primeira vez. Em contrapartida, é também a mais turística das ilhas do arquipélago.

Principais Atracções de São Miguel

  • Lagoas das Sete Cidades: Com uma paisagem idílica, é a imagem de marca de São Miguel.
  • Lagoa das Furnas: É o local para provar o típico cozido, que demora cerca de 5 horas a confeccionar.
  • Lagoa do Fogo: Mais selvagem do que as restantes lagoas, a descida do trilho até à sua base é obrigatória.
  • Miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada: Oferecem vistas magníficas sobre o oceano.
  • Piscinas naturais da Ponta da Ferraria: Aproveite para tomar banho nas águas quentes destas piscinas.

Como Chegar a São Miguel

A ilha de São Miguel é a mais acessível do arquipélago dos Açores, com voos diários entre o continente (aeroportos de Lisboa e Porto) e o aeroporto de Ponta Delgada operados pela Azores Airlines / SATA, pela TAP e pela Ryanair. Veja todos os detalhes em Como Chegar aos Açores: Voos e Pacotes de Férias.

Onde Ficar

A maioria das opções de alojamento está localizada na cidade de Ponta Delgada. Para estadias com vistas sobre o mar, sugerimos o VIP Executive Azores Hotel, o Hotel Marina Atlântico e o Grand Hotel Açores Atlântico. Para uma estadia económica, sugerimos a Pousada da Juventude de Ponta Delgada e o Marina Lounge Hostel.

2. Terceira

Baía da Praia de Vitória vista do miradouro da Serra do Cume

A Terceira forma, juntamente com as ilhas do Faial, da Graciosa, do Pico e de São Jorge, o chamado Grupo Central. Trata-se da terceira maior ilha do arquipélago, a terceira a ser descoberta, e a segunda mais povoada.

Também conhecida como a ilha lilás, a cor que sobressai das inúmeras hortênsias que ladeiam as suas estradas, a Terceira não tem lagoas nem grandes montanhas. No entanto, possui a maior área de Laurissilva, a floresta nativa do arquipélago dos Açores. É a ilha para quem aprecia o contacto com a natureza, paisagens vulcânicas e uma extensa orla costeira.

Principais Atracções da Terceira

  • Angra do Heroísmo: O centro histórico foi classificado Património Mundial pela UNESCO. Do Monte Brasil, terá uma vista panorâmica sobre Angra e a sua baía.
  • Algar do Carvão: Antiga conduta vulcânica, localizada no coração da ilha Terceira, possui estalactites e estalagmites de sílica no tecto e nas paredes que são únicas no contexto das cavidades vulcânicas.
  • Serra do Cume: O miradouro oferece uma das melhores vistas da ilha, com a baía da Praia da Vitória de um lado e a chamada “manta de retalhos” do outro.
  • Biscoitos: Esta típica localidade açoriana possui um importante património arquitectónico, o Museu do Vinho dos Biscoitos e piscinas naturais.
  • Impérios: Espalhados um pouco por todas a ilha, testemunham a devoção dos terceirenses pelo Divino Espírito Santo.

Como Chegar à Terceira

Existem voos directos diários entre o aeroporto de Lisboa e o aeroporto das Lages na ilha Terceira, operados pela Azores Airlines / SATA, pela TAP e pela low cost Ryanair.

Onde Ficar

A oferta de alojamento concentra-se sobretudo em Angra, mas também existem boas unidades hoteleiras na Praia da Vitória, e ainda opções mais rurais: Para saber mais, consulte Os Melhores Hotéis na Ilha Terceira.

3. Faial

Panorâmica do Vulcão dos Capelinhos

Vulcão dos Capelinhos

A paisagem lunar do complexo vulcânico dos Capelinhos é uma das principais atracções da ilha do Faial. Mas a cidade da Horta também vale a pena uma visita, com destaque para a marina, onde aportam viajantes de todo o mundo, e o famoso Peter’s Café com o seu Museu de Scrimshaw, onde poderá apreciar a colecção de dentes de baleia e cachalote esculpidos pelos pescadores da Ilha.

Principais Atracções no Faial

  • Vulcão e Centro de Interpretação dos Capelinhos.
  • Trilho dos Dez Vulcões: Este percurso liga a Caldeira ao Vulcão dos Capelinhos (cerca de 20 km).
  • Horta: No centro histórico, destacam-se a marina e o Peter’s Café.
  • Vista da montanha do Pico.

Como Chegar ao Faial

Existem voos directos entre o aeroporto de Lisboa e o aeroporto internacional da Horta, operados pela Azores Airlines / SATA e pela TAP. Muitos visitantes recorrem ainda às ligações de ferry entre as ilhas, sobretudo entre as ilhas do Grupo Central. A ligação de ferry mais frequente é entre a Horta e a vila de Madalena na ilha do Pico, com a duração de 30 minutos.

Onde Ficar

A principal oferta hoteleira está concentrada na cidade da Horta. Sugerimos o Hotel do Canal e a Pousada Forte da Horta, que oferecem vistas panorâmicas sobre a baía da Horta e a montanha do Pico. Para uma estadia mais económica, tem a disposição a Quinta das Buganvílias, uma antiga quinta remodelada.

4. Pico

Vista da montanha do Pico

A ilha do Pico é dominada pela montanha mais alta de Portugal, com 2.351 metros de altitude, e a subida ao seu topo é uma experiência única que requer boa preparação física e equipamento adequado para as mudanças meteorológicas repentinas.

A paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico é outra das atracções, tendo sido classificada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2004. Os sítios do Lajido da Criação Velha e do Lajido de Santa Luzia são os locais de visita obrigatória para apreciar as vinhas plantadas no solo vulcânico.

Principais Atracções no Pico

  • Montanha do Pico: A montanha mais alta de Portugal domina toda a ilha.
  • Paisagem da cultura da vinha do Pico: O chão de lava, rico em nutrientes, o micro clima seco e quente das encostas, protegidas do vento marítimo pela rocha basáltica formando os chamados “currais”, dão origem a um vinho verdelho, fresco, frutado, seco e leve.
  • Património baleeiro: O Museu da Indústria Baleeira, com fornalhas, caldeiras e outros equipamentos, é testemunho da extinta indústria baleeira.

Como Chegar ao Pico

Existem poucos voos directos entre o continente e a ilha do Pico (cerca de três dias por semana), operados pela Azores Airlines / SATA. No entanto, a oferta de voos que fazem escala em Ponta Delgada ou na Terceira é diária.

Outra alternativa para chegar à ilha do Pico é a ligação frequente de barco com as ilhas do Faial e de São Jorge.

Onde Ficar

A oferta de alojamento no Pico não é abundante. Ainda assim, é possível encontrar alojamento no elegante Pocinhobay, na pequena pequena “aldeia” turística Lava Homes, em casas como a Aldeia das Adegas ou nos apartamentos de Jeirões do Mar. Na vila da Madalena, existe ainda o Hotel Caravelas com vistas para a ilha do Faial.

5. São Jorge

Lagoa da Fajã da Caldeira do Santo Cristo

São Jorge é famosa pelo seu Queijo São Jorge, uma denominação de origem protegida, e oferece a possibilidade de visitar uma das unidades que o produz. A ilha de forma alongada (56 km de comprimento por 8 km de largura) é também a ilha das fajãs. Encaixadas nas falésias, e originadas por causas naturais, como desabamentos de terras, sismos, chuvas intensas, as fajãs criam uma das mais belas paisagens do arquipélago.

Principais Atracções em São Jorge

  • Fajãs: A Fajã dos Cubres e a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, o único local nos Açores onde se criam amêijoas, são duas das mais conhecidas.
  • Cascatas e piscinas naturais: Também marcam a paisagem de São Jorge, com destaque para a Poça Simão Dias.
  • Vista para a ilha do Pico.

Como Chegar a São Jorge

São Jorge tem ligações aéreas frequentes com as principais ilhas do arquipélago na Azores Airlines / SATA, e ligações por barco ao longo de todo o ano com as ilhas do Faial e do Pico, e no Verão com a Terceira e a Graciosa.

Onde Ficar

Também em São Jorge é escassa a oferta de alojamento. O Hotel Os Moinhos e o Hotel São Jorge Garden são duas opções a considerar. Em alternativa, poderá optar por ficar alojado no Faial ou no Pico e fazer uma visita de um dia a São Jorge, passando aqui algumas horas.

6. Graciosa

Praia do Barro Vermelho

A ilha da Graciosa é um pouco diferente das restantes ilhas do Grupo Central: menos montanhosa, tem também um clima menos húmido do que as restantes ilhas, mas nem por isso lhe falta beleza natural. De facto, foi classificada Reserva da Biosfera da UNESCO em 2007, juntamente com o Corvo, o que significa o reconhecimento das suas qualidades ambientais.

Principais Atracções na Graciosa

  • Vila de Santa Cruz da Graciosa: No centro histórico, destacam-se a igreja matriz e o Museu da Graciosa.
  • Furna do Enxofre: Localizada no sudeste da Caldeira da Graciosa, nesta profunda gruta lávica encontra-se uma lagoa de água fria e um importante campo de desgaseificação formado por uma fumarola.
  • Moinhos de ventos: Considerados os mais belos do arquipélago, marcam a paisagem da Graciosa.
  • Currais de vinha: No litoral, destaca-se a zona do Barro Vermelho. É também aqui que se produz o vinho branco IPR “Graciosa”.
  • Ilhéu da Praia: Este é o local ideal para observação de aves marinhas.

Como Chegar à Graciosa

A Graciosa tem ligações aéreas directas frequentes com a ilha Terceira na Azores Airlines / SATA. Existem ainda ligações marítimas esporádicas com a Terceira e a ilha de São Jorge.

Onde Ficar

Entre o azul do mar e o verde dos campos, o Graciosa Hotel, localizado em Santa Cruz da Graciosa, é a melhor opção nesta ilha açoriana.

7. Santa Maria

Praia Formosa

Santa Maria faz parte do Grupo Oriental, juntamente com São Miguel, sendo a ilha mais a sul do arquipélago. É conhecida como a ilha do sol, ou ilha amarela, por ter um clima mais quente e seco. Contudo, apesar das suas praias de areia branca, é uma das ilhas menos visitadas. Santa Maria foi a primeira ilha a ser povoada, o que faz da Vila do Porto a vila açoriana mais antiga do aruipélago.

Principais Atracções em Santa Maria

  • Praia Formosa: É um dos principais spots de surf da ilha.
  • Baía de São Lourenço: Esta Reserva Natural combina paisagens e uma excelente zona balnear.
  • Pedreira do Campo: Geossítio de interesse, neste local podem observar-se fósseis de diversas espécies marinhas.

Como Chegar a Santa Maria

Existem voos directos regulares, assegurados pela Azores Airlines / SATA, que ligam Santa Maria e São Miguel.

Onde Ficar

O Charming Blue, o Hotel Santa Maria e o Hotel Colombo são as principais unidades hoteleiras disponíveis em Vila do Porto.

8. Flores

Vista do ponto mais ocidental da Europa nas Flores

A ilha das Flores forma com a ilha do Corvo o Grupo Ocidental dos Açores. Com terreno acidentado e grande riqueza ambiental, as Flores são consideradas por muitos a mais bela ilha dos Açores. É sem dúvida a ilha açoriana para apreciar peculiares formações geológicas, espécies endógenas e uma orla costeira recortada, com inúmeras enseadas e grutas.

Principais Atracções das Flores

  • Rocha dos Bordões: Por entre gigantescas colunas de basalto de formato vertical, vários cursos de água deslizam ao longo das encostas, formando um monumento de rara beleza natural.
  • Sete lagoas: Trata-se de um conjunto de lagoas alojadas dentro da caldeira do planalto da zona central da ilha.
  • Fajã Grande: As imponentes cascatas, rodeadas de uma luxuriante vegetação, são consideradas das mais belas paisagens açorianas.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Lages): Construída no século XVIII, a sua fachada foi posteriormente revestida de azulejos.

Como Chegar às Flores

Existem voos directos regulares, assegurados pela Azores Airlines / SATA, que ligam as Flores e as ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

Onde Ficar

O Inatel Flores e o projecto de turismo da Aldeia da Cuada são algumas das melhores opções de alojamento nas Flores.

9. Corvo

Moinho de vento no Corvo

A ilha do Corvo é a mais pequena e remota das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores. Com 17km2 e menos de 500 habitantes, é uma ilha rural, onde predominam as pastagens divididas por muros de basalto e sebes arbustivas. Possui uma única povoação – Vila do Corvo.

Principais Atracções do Corvo

  • Caldeirão: Trata-se da caldeira do antigo vulcão que originou a ilha.
  • Vila do Corvo: Ilustra o povoamento concentrado da ilha. O entrelaçado das ruas estreitas visa proteger os habitantes dos ventos fortes que por vezes assolam a ilha.
  • Moinhos de vento: Imagem de marca da ilha, é possível visitar o interior de alguns deles.

Como Chegar ao Corvo

O Corvo tem ligações aéreas directas com as Flores e o Faial, o que significa que a partir de São Miguel e da Terceira os voos da Azores Airlines / SATA fazem escala naquelas ilhas.

Onde Ficar

A oferta de alojamento no Corvo é escassa, consistindo sobretudo em casas de hóspedes, de férias e apartamentos. Em alternativa, pode ficar alojado numa das ilhas principais e fazer uma visita de um dia ao Corvo, passando algumas horas nesta ilha.