10 Apps Grátis para Levar na sua Próxima Viagem

Com milhões de apps de viagem disponíveis, seleccionar as melhores não é tarefa fácil.

De facto, se algumas apps podem ser uma ajuda preciosa durante uma viagem, outras apenas ocupam espaço no smartphone ou tablet.

Numa época em que é tão importante o que leva na bagagem como o que leva no telemóvel, conheça 10 das melhores apps de viagem totalmente gratuitas. Algumas já conhecerá. Aproveite para descarregar as outras, e use-as na sua próxima viagem.

1. Google Tradutor

Google Tradutor

Se não fala a língua do país para onde vai viajar, o Google Tradutor é indispensável. Basta escrever o texto e escolher a língua de destino. Ou melhor ainda, usar a câmara e ver o texto traduzido na hora, nalguns casos até lido em voz alta.

Vá às “Definições”, descarregue os idiomas e use a app offline, sem gastar dados móveis. Grátis para iOS e Android

2. Conversor de moedas XE

Conversor de moedas XE

Se vai viajar para fora da Zona Euro, vai querer saber rapidamente o preço das coisas. Existe uma panóplia de apps para converter moedas, mas o conversor XE é uma das antigas, também considerada a melhor.

Seleccione a moeda do país que vai visitar (libras, dólares, baht, ou qualquer outra), seguida da moeda para a qual pretende converter (euros, por exemplo). Depois, basta introduzir o montante.

A app não precisa de ligação à Internet para fazer a conversão, mas convém descarregar previamente a taxa de câmbio mais recente. Grátis para iOS e Android

3. Google Maps

Google Maps

Para se orientar quando viaja de carro, o Google Maps é a melhor aposta. Embora precise de ligação à Internet para encontrar novos locais, esta app de navegação permite transferir áreas antecipadamente e depois usar os mapas offline da forma habitual.

A app usa o GPS do seu smartphone e fornece todas as direcções até ao seu destino. Grátis para iOS e Android

4. Maps.Me

Maps.Me

O Maps.Me é outra app de navegação com mapas offline, especialmente útil para trajectos a pé, incluindo trilhos por montanhas e parques. Basta carregar os mapas dos países que vai visitar, os quais ficam armazenados no seu smartphone.

O Maps.Me transfere todo o detalhe do mapa, o que nem sempre acontece com o Google Maps, e tudo fica disponível offline, incluindo moradas, hotéis, restaurantes e paragens de autocarro. Tal como o Google Maps, esta app também sugere o caminho mais curto. Grátis para iOS e Android

5. WiFi Map

WiFi Map

WiFi Map usa mapas e GPS para encontrar o ponto de WiFi mais próximo de si, e disponibiliza todas as passwords de que precisa. Os mapas podem ser descarregados para usar offline.

Existe uma versão premium com mapas mais completos de hotspots WiFi para usar offline. Grátis para iOS e Android

6. TripAdvisor

TripAdvisor

O TripAdvisor é muito útil na hora de escolher o restaurante onde jantar ou o hotel onde ficar.

Este fórum com milhões de opiniões de viajantes fornece ainda pequenos guias para inúmeros destinos. Pode ainda criar a “Minha Viagem” com marcadores dos locais de interesse e partilhar por email ou SMS com os seus companheiros de viagem.

Infelizmente, a app tem de ser usada online, mas permite transferir guias e mapas para usar offline. Grátis para iOS e Android

7. TripIt

TripIt

TripIt é uma app para organizar a sua viagem, e por sinal uma das melhores. A app reconhece os emails de confirmação das suas reservas (rent-a-car, hotéis, restaurantes, bilhetes de avião, etc.), e cria automaticamente o itinerário da sua viagem, o qual ficará disponível para ser consultado offline.

A versão gratuita é suficiente para a maioria das pessoas. Os $49 anuais da versão Pro dão acesso a alertas de voos em tempo real, entre outras funcionalidades. Grátis para iOS e Android

8. Uber

Uber

Pode não ser um utilizador habitual da Uber, mas este serviço acaba por ser bastante útil nalguns destinos.

Por exemplo, se não fala a língua do que país que vai visitar, a app permite introduzir o hotel ou a morada para onde pretende ir, saber antecipadamente o preço da corrida, e assim evitar eventuais mal-entendidos com o condutor. Grátis para iOS e Android

9. Pack Point – Lista de Bagagem

Pack Point – Lista de Bagagem

Uma lista de bagagem é muito útil, mas aborrecida de fazer para a maioria das pessoas. Felizmente, existe uma app que faz a sua lista de bagagem com base no estado do tempo do destino que vai visitar.

Para além de perguntar para onde vai viajar e quando, a app pede-lhe a finalidade da viagem, e faz sugestões – por exemplo, levar gravata para uma reunião de negócios, ou calções se planeia fazer jogging. A lista sugerida pode ser completada e personalizada. Grátis para iOS e Android

10. Sit or Squat

Sit or Squat

Não é um tema muito abordado, mas nem por isso menos importante quando está em viagem. Esta app recorre a uma base de dados com mais de 100 mil casas de banho, e é capaz de encontrar a mais próxima da sua localização.

As casas de banho estão classificadas com base nas avaliações dos utilizadores: “sit” significa boa, ou limpa, e “squat” que é má, a usar apenas quando não pode evitar. É possível filtrar utilizando critérios tais como se o WC está aberto nesse momento, se é necessário pagar, ou se tem mesa muda-fraldas. Grátis para iOS e Android