Argentina e Chile – da Patagónia à Terra do Fogo

0

Esta é uma viagem mítica que percorre as mais belas paisagens da Argentina e do Chile, atravessando a Patagónia e a Terra do Fogo, onde se concilia a descoberta cultural com o trekking numa aventura que passa pelas montanhas de Fitz Roy e Torres del Paine, pelo glaciar Perito Moreno, pelo Estreito de Magalhães e pelo Canal Beagle.

O destino de partida desta aventura dá pelo nome de El Calafate, porta de entrada para visitar o Parque Nacional dos Glaciares. O dia da chegada pode ser aproveitado para conhecer esta pequena cidade turística que vive “à sombra” do famoso glaciar Perito Moreno.

No dia seguinte começa então a grande aventura com a viagem até El Chaltén, considerada como a capital argentina do trekking.

Situada no sopé das montanhas de Cerro Torre e Fitz Roy, El Chaltén é uma pequena vila que serve de porto de abrigo aos amantes do montanhismo. A partir daqui começa uma expedição de quatro dias com mochila às costas, ao encontro de paisagens de uma beleza inimaginável até à Lagoa Capri.

Durante o trekking pelo Fitz Roy terá a possibilidade de observar as paredes verticais e os maciços graníticos desta montanha, numa caminhada que segue pelo rio Blanco e pela Laguna de Los Tres, passando por uma área de glaciares.

A montanha Fitz Roy (3405 metros de altitude) é considerada como uma das mais belas do mundo a par do K2 no Karakoram nos Himalaias e de Alpamayo nos Andes peruanos.

Deixando o Fitz Roy seguem-se por trilhos de florestas de altitude, as turfeiras e os pântanos, passando pelas lagos Madre e Hija, até se chegar à montanha de Cerro Torre, onde glaciares e rochas com formas pontiagudas dominam a paisagem. Neste dia, a caminhada terá uma duração média de 4 horas.

Deixando a montanha de Cerro Torre passa-se pela lagoa Torre, sendo que os mais entusiastas poderão atravessar o rio Fitz Roy até ao glaciar Grande e experimentar a escalada em gelo. Por montes e vales chega-se a El Chaltén, onde se parte em direcção a El Calafate.

Roteiro turístico na Argentina e Chile

Glaciar Perito Moreno

Outro dos pontos altos desta viagem é a visita ao glaciar Perito Moreno, uma das maravilhas do mundo natural. Os enormes blocos de gelo a desprenderem-se da grande massa gelada, as águas do lago, e as cores envolventes, transformam o cenário numa imagem única e inesquecível. Ao longo de um trilho predefinindo segue-se pelas margens do lago até se chegar quase à frente do glaciar. Outro momento emocionante.

No regresso a El Calafate terá a oportunidade de observar a paisagem envolvente e a grande diversidade de aves existente.

Daqui ruma-se em direcção a território chileno, até ao Parque Nacional Torres del Paine, pela mítica “ruta 40” atravessando uma paisagem de estepe, onde é possível identificar as montanhas de Paine Grande, Cuernos, Admiral Nieto.

Ao longo de percurso realizam-se alguns percursos pedestres junto ao Lago Nordenskjöld e Salto Grande, onde será possível avistar a fauna local, nomeadamente condores e guanacos.

No Parque Nacional Torres del Paine, considerada como Reserva da Biosfera da UNESCO, percorrem-se diversos trilhos pelo Vale Francês, pelo lago Pehoe, e por Torres del Paine, onde se atravessam rios, densas florestas, e lagos de origem glaciar por paisagens inesquecíveis.

Outro dos pontos altos desta viagem é o trekking pelo glaciar Grey que se estende por 60 quilómetros, entre o campo glaciar do Sul da Patagónia e a cordilheira del Paine. Durante esta actividade podem-se observar icebergues e montanhas nevadas num percurso onde o silêncio apenas é interrompido com o movimento dos grandes blocos de gelo. O trilho termina na parte frontal do glaciar. A partir deste ponto segue-se para o lago Pehoe, viajando-se de catamran até Puerto Natales, no Chile.

Em direcção a Sul, viaja-se de ferry pelo Estreito de Magalhães até se chegar novamente a território argentino e à Terra do Fogo. Nesta região os viajantes ficarão alojados no rancho tipico Los Hijos, onde poderá entrar em contacto com o dia-a-dia dos gaúchos e com as suas tradições. No dia seguinte deixa-se a estância, e continua-se pelas montanhas, efectuando um trekking até à Lago Esmeralda, onde o glaciar Ojo del Albino surge como cenário de fundo.

A viagem prossegue em direcção a Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, que será o ponto de partida para explorar o Parque Nacional da Terra do Fogo. Nesse mesmo dia, ainda terá a oportunidade de realizar uma viagem de barco pelo canal Beagle, onde pode observar diferentes espécies de aves e mamíferos, como o lobo-marinho.

Esta aventura termina em Ushuaia, no extremo do continente sul-americano, de onde se regressa de avião para Buenos Aires. Opcionalmente, pode prolongar a sua viagem com alguns dias de estadia na capital argentina.

Esta viagem é organizada pela agência de viagens Nomad que anuncia preços entre 1870 e 1930 euros, por pessoa, para partidas entre os meses de Outubro e Abril. O preço final da viagem inclui acompanhamento de guias durante toda a viagem, guia de montanha durante o trekking, navegação no Lago Pehoe e no Canal Beagle, a travessia do Estreito de Magalhães, transportes terrestres, transferes, alojamento e alimentação.

Partilhar.