Guia de Viagem: As Ilhas de Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde é constituído por dez ilhas (nove habitadas) situadas no Atlântico a cerca de 600 km da Costa Africana (a oeste do Senegal).

Cada ilha é única, e oferece pelo menos uma boa razão para uma viagem a Cabo Verde.

Desde as montanhas de Santo Antão à animação e cultura de São Vicente, passando pelos resorts luxuosos da ilha do Sal, deixamos aqui uma caracterização das principais ilhas de Cabo Verde.

O Que Ver

A ilha de Santo Antão é a mais ocidental e uma das mais bonitas. Caracterizada por um relevo montanhoso, vales e florestas, é a ilha ideal para fazer trekking, oferecendo uma vasta rede de trilhos, onde são possíveis diversas combinações de percursos e graus de dificuldade.

A ilha de Santo Antão não é uma ilha do turismo de massas, mas é um destino onde o turismo de aventura tem vindo a ganhar uma crescente importância.

A ilha de São Vicente é marcada pelo histórico porto de Mindelo. A cidade, além de ser a mais cosmopolita de Cabo Verde, é considerada a capital cultural do arquipélago, sobretudo pela sua tradição musical.

Foi aqui, nos animados bares com música ao vivo, que Cesária Évora iniciou a carreira. Dois eventos anuais marcam a vida cultural da ilha, e são as duas maiores festas de Cabo Verde: o Carnaval e o afamado Festival da Baía das Gatas. A ilha de São Vicente é ideal para quem procura praia, diversão e cultura.

A ilha do Sal destaca-se pela maior concentração de complexos turísticos, com belas praias de areia branca. É a ilha do turismo de massas, não só porque dispõe de um aeroporto internacional a poucas horas da Europa (3 horas de Lisboa), mas também porque oferece condições únicas para a prática de actividades relacionadas com o mar num cenário tropical.

Mas não só de mergulhos se faz a ilha do Sal. As salinas da Pedra do Lume, situadas numa imponente cratera de vulcão extinto, formam uma paisagem a não perder.

Ilha do Sal - Cabo Verde
Ilha do Sal – Cabo Verde

A ilha de Santiago é a maior ilha do arquipélago, e foi a primeira colonizada pelos europeus. A vida da cidade da Praia e a animação dos seus mercados, o peixe, e a amabilidade dos habitantes, são boas razões para visitar a ilha de Santiago.

A Ribeira Grande de Santiago, outrora Cidade Velha, e antiga capital do arquipélago, possui um valioso património arquitectónico, classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2009, com destaque para o Forte de São Filipe. Nesta ilha, as melhores praias situam-se nas costas sudeste e noroeste, nomeadamente a praia de São Francisco e Ribeira da Barca. O melhor local para fazer mergulho ou surf é o Tarrafal.

A ilha da Boavista possui 55 km de praias de areia branca e pequenas enseadas entre rochedos, onde é possível avistar tartarugas e baleias.

Fica apenas a 30 minutos do aeroporto internacional do Sal, mas o turismo de massas ainda não se instalou totalmente. Há espaço livre nas praias, e poucos restaurantes, mas bons, onde é necessário reserva. Berço da morna e da sodade, a Boavista é um lugar de praias únicas e de turismo sustentado.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

O clima de Cabo Verde é tropical seco, com a temperatura média a situar-se entre os 20ºC e os 25ºC. Os meses mais quentes são entre Junho e Setembro.

A precipitação é reduzida, embora haja uma breve estação das chuvas entre Agosto e Outubro.

O harmatão, vento seco e quente vindo do deserto do Saara, sopra entre os meses de Dezembro e Fevereiro, por vezes provocando uma espécie de névoa. A temperatura da água do mar situa-se entre os 21 e 25ºC durante todo o ano.

Como Chegar

A TAP tem ligações directas entre Lisboa e as ilhas do Sal e Santiago-Praia com tarifas por cerca de 500€, ida e volta. As viagens de avião entre ilhas são efectuadas pela TACV.

Para obter os melhores preços ou para efectuar reservas, consulte a nossa página de pesquisas de voos.

Informações Úteis

Para visitar Cabo Verde necessita de passaporte com pelo menos 6 meses de validade.

Não são necessárias vacinas, mas é aconselhável alguns cuidados na alimentação, tais como evitar saladas cruas e beber água engarrafada.

Para informações e reservas de alojamento em Cabo Verde, visite a nossa página de reservas de hotéis.

Conheça ainda alguns hotéis com tudo incluído em Cabo Verde.

SEM COMENTÁRIOS