Ao planear uma viagem a Paris, ajuda consultar um guia com informações sobre como visitar uma cidade como esta.
São úteis as dicas sobre onde ficar em Paris, as listas com as melhores atrações da Cidade Luz, e ainda quais os passes turísticos de Paris que permitem poupar tempo e dinheiro.
Para além disso, é também importante saber que, numa cidade cara como Paris, existem várias atrações interessante que podem ser visitadas sem gastar dinheiro, e que incluem desde catedrais a parques e mercados passando por museus.
Planeie a sua viagem a Paris, e inclua estas dez atrações gratuitas no seu itinerário.
1. Catedral de Notre Dame de Paris

Interior da Catedral de Notre Dame
Um marco de Paris, a Catedral de Notre Dame não cobra entrada aos visitantes, mas a longa fila de turistas pode ser impeditiva de uma visita ao seu interior. Em alternativa, um passeio pelo Sena na área em torno da catedral permite apreciar as fachadas de uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.
2. Le Marché aux Puces de St-Ouen
Com objectos de arte, antiguidades, velharias e outras curiosidades extravagantes, as Puces, como também é conhecida esta feira da ladra, é o local ideal para “ver as montras”, e quem sabe comprar até alguma pechincha. Saia na estação de metro Porte de Clignancourt na linha 4, e siga a multidão.
3. Le Champ de Mars

Champs de Mars com a Torre Eiffel ao fundo
Esta área verde no 7ème arrondissement pode ser uma alternativa barata e sem filas a uma visita ao topo da Torre Eiffel. Faça um piquenique à sombra deste marco histórico enquanto aprecia a vista deslumbrante.
4. Cemitério Père Lachaise

Cemitério Père Lachaise
O cemitério onde estão sepultados os famosos é uma visita obrigatória e gratuita em Paris. Proust, Balzac e Oscar Wilde são alguns dos escritores enterrados em Père Lachaise. Jim Morrison dos Doors também lá está, sendo a sua campa uma das mais visitadas pelos fãs. Siga até ao 20ème arrondissement, saia na estação Père Lachaise na linha 2 ou 3, ou na estação Philippe Auguste na linha 2.
5. Museu de Arte Moderna
Com entrada gratuita, a colecção permanente do Musée d’Art Moderne inclui obras do cubismo de Braque e do fauvismo de Matisse (não perca as famosas “Dançarinas”), entre muitos outros pintores modernos. Apanhe a linha 9 e saia na estação Alma-Marceau.
6. Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur)

Sacré Coeur
No topo da colina de Montparnasse, a Sacré Coeur ocupa um imponente edifício em mármore branco. O seu interior com mosaicos de ouro e vitrais coloridos pode ser visitado gratuitamente, mas é cobrada entrada para visitas à cúpula. Depois de visitar a basílica, aproveite para conhecer o animado bairro de Montparnasse.
7. Rue Mouffetard
Aos sábados, esta pitoresca rua de pequenas lojas de comida, nos limites do Quartier Latin, transforma-se num enorme mercado. Não perca os deliciosos gelados da Gelati d’Alberto, no nº 45. Saia na estação de metro Les Gobelins na linha 7.
8. Le Marais
Ideal para um passeio de domingo, Le Marais foi outrora frequentado pela aristocracia francesa. Hoje, o bairro adquiriu um ambiente cosmopolita, com as várias galerias de arte, lojas e restaurantes da moda que aqui se instalaram. Le Marais também conta com o bairro judeu, Pletz, repleto de lojas com delícias judaicas, e não muito longe com um núcleo gay que tem vindo a ganhar importância, com vários bares, clubes noturnos e lojas dedicadas a esta comunidade.
9. Jardin des Tuileries

Jardim de Tuileries
Situado entre o Louvre e a Place de la Concorde, o Jardim das Tulherias é um parque histórico de Paris, criado por Catarina de Médicis. O jardim, em estilo francês, formal, é marcado pela simetria e por várias estátuas ornamentais.
10. Arènes de Lutèce
Construídas no final do século I d.C. as arenas de Lutèce são consideradas as mais importantes ruínas galo-romanas de Paris. O anfiteatro, outrora palco de gladiadores, é hoje um dos melhores locais para o popular jogo da petanca.