Guia Turístico de Miami: O Que Ver e Fazer

Miami é célebre pelas magníficas praias, animação nocturna e hotéis vistosos. Mas a arquitectura Art Déco e o Parque Nacional de Everglades também fazem parte da imagem de marca desta cidade norte-americana.

A cidade ficou mais acessível a partir do momento em que a companhia aérea TAP começou a disponibilizar voos diretos a partir de Lisboa. Para conhecer todas as opções de viagem, consulte Como Chegar a Miami: Passagens Aéreas e Pacotes.

Neste roteiro, conheça em detalhe as principais atrações turísticas de Miami.

1. Bairro de South Beach

South Beach

Ocean Drive à noite

Ninguém vai a Miami sem visitar South Beach, o bairro da moda, frequentado por modelos, fotógrafos, chefs, celebridades, colunáveis, e mais recentemente por turistas da América Central. Situado próximo do passeio marítimo de Ocean Drive, o Pestana South Beach inaugurado em 2013 é uma boa possibilidade para uma estadia no “coração cultural” de Miami.

Mas compras e festas não são as únicas atracções de South Beach. A área a sul da 18th Street ao longo da Ocean Dr e Collins Avenue é o centro da arquitectura Art Déco de Miami.

Comece pelo Art Deco Welcome Center, localizado na Ocean Drive em Miami Beach e instalado num dos melhores edifícios Art Déco da área. Este centro de informações turísticas organiza visitas guiadas por cerca $20, que são uma excelente introdução à Art Déco e à história de South Beach. As visitas têm início todos os dias às 10h30; às quintas-feiras há também uma visita às 18h30. Não é necessário marcação prévia, basta aparecer.

2. Everglades

Everglades

Com milhares de quilómetros de pântanos e florestas subtropicais, o Parque Nacional de Everglades é um dos parques mais extraordinários dos Estados Unidos. Conhecido pelo jacaré, o ex-libris do Everglades, no parque vivem várias outras espécies, incluindo espécies em vias de extinção como o crocodilo americano, a pantera-da-flórida, e o peixe-boi-marinho.

O Parque Nacional de Everglades está aberto todos os dias, e pode ser explorado a pé, de bicicleta ou de barco. A visita pode ser feita por conta própria (é recomendável levar um bom mapa e água) ou numa das visitas guiadas.

A entrada principal do parque fica próximo de Homestead e Florida City, a cerca de 70 km do centro de Miami, e dá acesso às áreas de Royal Palm e Flamingo. O acesso tem um custo de $30 para veículos e de $15 para pessoas a pé ou de bicicleta. Em ambos os casos, o passe tem uma validade de 7 dias consecutivos.

Existem quatro centros de informações, abertos todos os dias, onde os “rangers” do centro prestam apoio aos visitantes.

  • O Centro de Informações de Ernest Coe disponibiliza mapas do parque e trilhos para caminhadas curtas nas redondezas.
  • O Centro de Informações de Flamingo situa-se no fim da estrada principal, numa área popular para canoagem.
  • O Centro de Informações de Shark Valley disponibiliza visitas guiadas de duas horas num comboio turístico. A visita tem um preço de $25 por pessoa.
  • O Centro de Informações de Gulf Coast é a porta de entrada para as Dez Mil Ilhas, um labirinto de ilhas e canais, que se estende até Flamingo e Florida Bay, acessível apenas por barco. O centro disponibiliza visitas guiadas de barco e aluguer de canoas.

Melhor Época para Visitar o Parque Nacional de Everglades

O melhor período para visitar o Everglades é durante a estação seca, ou seja, de Dezembro a Abril. A baixa humidade e a fraca precipitação favorecem a observação da vida selvagem – com a descida do nível das águas, os animais tendem a concentrar-se em torno das poucas poças de água que ainda restam. Nesta estação, os mosquitos são quase inexistentes na maioria das áreas do parque, mas o mesmo não se pode dizer das multidões de turistas.

3. Praias de Miami

South Beach

Para além da praia de South Beach, existem em Miami diversas outras praias, não tão turísiticas, e que oferecem condições ideais para apanhar banhos de sol e fazer exercício.

O Parque Nacional de Bill Baggs fica no extremo sul da ilha de Biscayne, cujo acesso se faz pela Rickenbacker Causeway, a ponte que faz a ligação ao continente, passando pelo Miami Seaquarium, o maior aquário da cidade. Neste parque, longe da multidão de South Beach, existem praias, uma área de bosque e um farol construído no início do século XIX, a estrutura mais antiga da região.

A Virginia Key Beach fica numa zona de mais fácil acesso, à saída da Rickenbacker Causeway e próximo do Miami Seaquarium. Por essa razão, algumas áreas desta praia são bastante concorridas, mas é possível encontrar locais mais isolados.

A praia de South Beach dispensa apresentações. Localizada na Ocean Drive, em frente aos clubes noturnos, é a praia para ver e ser visto.

O Parque de Homestead Bayfront, localizado a sul de Miami, é uma boa alternativa para evitar as zonas mais turísticas da cidade. Para além de praia num cenário tropical, o parque possui também uma marina.

A Haulover Beach, localizada em Miami Beach entre Sunny Isles Beach e Bal Harbour, é conhecida como a única praia onde o nudismo é permitido numa zona claramente definida. Esta praia é também um excelente local para o surf.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar Miami

Miami tem um clima subtropical, com duas estações distintas. A estação seca ocorre entre Dezembro e Abril, com temperaturas a oscilar entre os 12ºC e os 25ºC e baixa humidade. Esta é a melhor época para visitar Miami.

O período de verão, que corresponde à estação húmida, decorre entre Maio e Novembro. Estes meses caracterizam-se por temperaturas acima dos 30ºC e humidade na ordem dos 90%. São frequentes as trovoadas durante a tarde, acompanhadas de precipitação intensa mas de curta duração. Veja o gráfico de temperatura e precipitação anual no nosso artigo sobre o clima de Miami.