Atrações Turísticas de Miami: O Que Ver e Fazer

0

Miami é célebre pelas magníficas praias, animação noturna e hotéis vistosos.

A arquitetura Art Déco e o Parque Nacional de Everglades também fazem parte da imagem de marca desta cidade norte-americana. Neste roteiro, conheça em detalhe as principais atrações turísticas de Miami.

A TAP tem voos diretos para Miami, com saída de Lisboa, a partir de 565 € (ida e volta).

Bairro de South Beach

Ninguém vai a Miami sem visitar South Beach, o bairro da moda, frequentado por modelos, fotógrafos, chefs, celebridades, colunáveis, e mais recentemente por turistas da América Central. Situado próximo do passeio marítimo de Ocean Drive, o Pestana South Beach inaugurado em 2013 é uma boa possibilidade para uma estadia no “coração cultural” de Miami.

Compras e festas não são as únicas atrações de South Beach. A área a sul da 18th Street ao longo da Ocean Dr e Collins Avenue é o centro da arquitetura Art Déco de Miami. Comece pelo Art Deco Welcome Center, localizado na Ocean Drive em Miami Beach e instalado num dos melhores edifícios Art Déco da área. Este centro de informações turísticas organiza visitas guiadas por $20, que são uma excelente introdução à Art Déco e à história de South Beach. As visitas têm início todos os dias às 10h30; às quintas-feiras há também uma visita às 18h30. Não é necessário marcação prévia, basta aparecer.

South Beach

Ocean Drive à noite

Everglades

Com milhares de quilómetros de pântanos e florestas sub-tropicais, o Parque Nacional de Everglades é um dos parques mais extraordinários dos Estados Unidos. Conhecido pelo jacaré, o ex-libris do Everglades, no parque vivem várias outras espécies, incluindo espécies em vias de extinção como o crocodilo americano, a pantera-da-flórida, e o peixe-boi-marinho.

O Parque Nacional de Everglades está aberto todos os dias, e pode ser explorado a pé, de bicicleta ou de barco. A visita pode ser feita por conta própria (é recomendável levar um bom mapa e água) ou numa das visitas guiadas.

Everglades

Parque Nacional Everglades

A entrada principal do parque fica próximo de Homestead e Florida City, a cerca de 70 km do centro de Miami, e dá acesso às áreas de Royal Palm e Flamingo. O acesso tem um custo de $10 para veículos, com uma validade de 7 dias, e de $5 para pessoas a pé ou de bicicleta, também válido para um período de 7 dias.

Existem quatro centros de informações, abertos todos os dias, onde os “rangers” do centro prestam apoio aos visitantes.

  • O Centro de Informações de Ernest Coe disponibiliza mapas do parque e trilhos para caminhadas curtas nas redondezas.
  • O Centro de Informações de Flamingo situa-se no fim da estrada principal, numa área popular para canoagem.
  • O Centro de Informações de Shark Valley disponibiliza visitas guiadas de duas horas num comboio turístico. A visita tem um preço de $22 por pessoa.
  • O Centro de Informações de Gulf Coast é a porta de entrada para as Dez Mil Ilhas, um labirinto de ilhas e canais, que se estende até Flamingo e Florida Bay, acessível apenas por barco. O centro disponibiliza visitas guiadas de barco e aluguer de canoas.

O melhor período para visitar o Everglades é durante a estação seca, ou seja, de Dezembro a Abril. A baixa humidade e a fraca precipitação favorecem a observação da vida selvagem, uma vez que, com a descida do nível das águas, os animais tendem a concentrar-se em torno das poucas poças de água que ainda restam. Nesta estação, os mosquitos são quase inexistentes na maioria das áreas do parque, mas o mesmo não se pode dizer das multidões de turistas que nesta altura visitam o parque.

Praias de Miami

Para além da praia de South Beach, existem em Miami várias outras praias, não tão turísiticas, e que oferecem condições ideais para apanhar banhos de sol e fazer exercício.

O Parque Nacional de Bill Baggs fica no extremo sul da ilha de Biscayne, cujo acesso se faz pela Rickenbacker Causeway, a ponte que faz a ligação ao continente, passando pelo Miami Seaquarium, o maior aquário da cidade. Neste parque, longe da multidão de South Beach, existem praias, uma área de bosque e um farol construído no início do século XIX, a estrutura mais antiga da região.

Visita a Miami

Praias de Miami

A Virginia Key Beach fica numa zona de mais fácil acesso, à saída da Rickenbacker Causeway e próximo do Miami Seaquarium. Por essa razão, algumas áreas desta praia são bastante concorridas, mas é possível encontrar locais mais isolados.

A praia de South Beach dispensa apresentações. Localizada na Ocean Drive, em frente aos clubes noturnos, é a praia para ver e ser visto.

O Parque de Homestead Bayfront, localizado a sul de Miami, é uma boa alternativa para evitar as zonas mais turísticas da cidade. Para além de praia num cenário tropical, o parque possui também uma marina.

A Haulover Beach, localizada em Miami Beach entre Sunny Isles Beach e Bal Harbour, é conhecida como a única praia onde o nudismo é permitido numa zona claramente definida. Esta praia é também um excelente local para o surf.

Quando Ir – A Melhor Época para Visitar

Miami tem um clima subtropical, com duas estações distintas. A estação seca ocorre entre Dezembro e Abril, com temperaturas a oscilar entre os 12ºC e os 25ºC e baixa humidade. Esta é a melhor época para visitar Miami.

O período de verão, que corresponde à estação húmida, decorre entre Maio e Novembro. Estes meses caracterizam-se por temperaturas acima dos 30ºC e humidade na ordem dos 90%. São frequentes as trovoadas durante a tarde, acompanhadas de precipitação intensa mas de curta duração. Saber mais sobre o clima de Miami.

Partilhar.