O Que Ver e Fazer nas Bahamas: Muito Mais do que Praia e Resorts

Algumas das melhores praias do mundo ficam provavelmente nas Bahamas.

Com mais de 700 ilhas e 2000 ilhéus espalhados pelo oceano Atlântico e mar das Caraíbas, o arquipélago é o paraíso dos apreciadores das atividades náuticas.

Nassau, na ilha de Providence, é a capital e o local que atrai mais turistas, seguida da Grand Bahama. Mas a escolha não pode ficar limitada e deve estender-se às restantes ilhas. Todas elas têm algo especial para oferecer.

Grand Bahama

A Grand Bahama é a maior ilha do norte do arquipélago das Bahamas, e uma das mais próximas dos Estados Unidos da América. Por essa razão, é um destino popular de turistas de mochila e de cruzeiros. A capital, Freeport, é a segunda maior cidade das Bahamas.

Port Lucaya, próximo de Freeport, atrai inúmeros turistas. Trata-se de uma área comercial e de restaurantes, com uma pequena marina para iates de luxo e uma praia paradisíaca a poucos metros de distância.

Green Turtle Cay

As ruas de Green Turtle Cay oferecem uma viagem ao passado. Os carros de golfe são o único meio de transporte nesta pacata aldeia piscatória, com casas em cor de pastel e pequenas lojas e museus.

As praias desertas e águas cristalinas oferecem as melhores condições para a prática de todas as atividades náuticas, desde mergulho, snorkeling, passeios de barco, ou simplesmente nadar. A ilha fica a cerca de dez minutos de ferry de Treasure Cay na Great Abaco Island.

Treasure Cay

Provavelmente a mais bela praia do mundo, a praia de Treasure Cay é verdadeiro um bilhete-postal de areia branca banhada por águas cristalinas azul-turquesa.

Localizada no arquipélago de Abaco, esta península ligada a Great Abaco costeira possui vários resorts, e recebe anualmente o campeonato de pesca mais famoso das Bahamas.

Treasure Cay

Praia nas Bahamas

Elbow Cay

Localizado no arquipélago de Abaco, Elbow Cay é um ilhéu com uma pitoresca vila piscatória, Hope Town. As casinhas coloridas e o centro está vedado ao trânsito contribuem para a pacatez do lugar.

O farol às riscas brancas e vermelhas é talvez o marco mais conhecido de Hope Town, e as suas praias com palmeiras são o maior chamariz. Elbow Cay goza ainda da proximidade de Marsh Harbour, a terceira maior cidade das Bahamas, de onde partem com regularidade ferries que ligam as duas ilhas.

Bimini

Conhecida como a capital da pesca desportiva das Bahamas, Bimini atrai amantes da modalidade provenientes de todo o mundo, e entre março e setembro, a ilha é palco de vários campeonatos.

Os mergulhos para observação de tubarões e golfinhos estão entre os mais procurados, bem como os mergulhos para explorar os recifes Rainbow e Victory, ou o naufrágio do navio Sapona.

Bimini é a ilha mais próxima dos Estados Unidos, localizada a apenas apenas 80 km da costa de Miami. Na verdade, trata-se de um pequeno arquipélago, composto por três grandes ilhas North, South e East Bimini. Ernest Hemingway passou vários verões em Bimini, e o local serviu de inspiração para o romance “O Velho e o Mar”.

Harbour Island

Localizada a nordeste da ilha de Eleuthera, Harbour Island é famosa pelas suas praias de areia cor-de-rosa. A cor da areia vem das conchas avermelhadas de uma espécie marinha conhecida como foraminifero.

As casinhas em tons de pastel alinhadas nas ruas de Dunmore Town são outros dos encantos da ilha. A partir de Nassau, Harbour Island é ideal para uma visita de um dia. Basta apanhar o catamarã operado pela companhia Bahamas Fast Ferry.

Atlantis

Este resort na Paradise Island procura recriar a lenda da Atlântica no conjunto de edifícios cor de salmão, que inclui um hotel de luxo, um complexo de entretenimento, um aquário e um parque aquático – o Aquaventure, com 11 piscinas, vários escorregas e o passeio pelo rio de 1,6 km, o Lazy River Ride. Lagoas, grutas, formações de corais e ruínas subaquáticas formam o habitat natural onde nadam golfinhos e espécies exóticas como leões marinhos, tubarões, raias, barracudas, piranhas ou enguias.

Hotéis nas Bahamas

Resort Atlantis nas Bahamas

Andros

Andros é a maior ilha das Bahamas em termos de superfície terrestre, e onde se encontra a terceira maior barreira de recifes do mundo.

Vários buracos azuis (formações geológicas no oceano), bem como cavernas subaquáticas formam o leque de belezas naturais que fazem o sonho de qualquer mergulhador.

A pesca com mosca (fly fishing) é outra das atividades importantes na ilha. Os cinco parques nacionais também fazem de Andros a ilha com a maior área protegida das Bahamas, com uma grande diversidade de aves (um paraíso para os ornitólogos), uma abundância de áreas pantanosas e florestas tropicais. Também na ilha, são fabricados os coloridos tecidos, inspirados na cultura das Bahamas, na fábrica Androsia Batik (próximo da marina de Andros Town), que pode ser visitada.

Exuma

No extremo leste do arquipélago das Bahamas, a área conhecida como Exuma Cays Land & Sea Park é uma área marinha protegida. O parque oferece algumas das mais deslumbrantes paisagens marinhas das Bahamas.

Em condições ótimas, os mergulhadores podem gozar de visibilidade a mais de 30 metros de profundidade. As opções para visitar a ilha passam habitualmente por barcos privados ou barcos organizados para mergulhadores. Não é permitida a pesca nos limites do parque.

Visita às Bahamas

Praia em Exumas

Long Island

Um pouco deslocada para sul do arquipélago das Bahamas, Long Island é uma pequena ilha com grandes paisagens cénicas.

Long Island é uma ilha de contrastes: praias paradisíacas na costa oeste e falésias rochosas na costa leste. O buraco azul mais profundo do mundo, o Dean’s Blue Hole, fica em Long Island. O acesso à ilha faz-se sobretudo de avião ou utilizando o serviço de ferry a partir de Nassau.