Budapeste é uma cidade fascinante, com inúmeros pontos de interesse. É o destino ideal para uma escapadinha ou um fim-de-semana prolongado.
Capital da Hungria, Budapeste localiza-se na Europa Central e é atravessada pelo rio Danúbio. A cidade foi constituída em 1873 pela união das cidades Buda, na margem direita do rio Danúbio, e Peste, na margem oposta.
Com a Queda do Muro de Berlim em 1989, e a desintegração do bloco soviético, o país converteu-se na República da Hungria, e em 2004 entrou na União Europeia. Em pouco tempo, Budapeste tornou-se um dos destinos turísticos europeus mais atrativos, sendo muitas vezes apelidada de “Paris de Leste”.
Buda
Buda corresponde à parte mais alta da cidade. Repleta de palácios e mansões de estilo barroco, neoclássico e rococó, oferece uma panorâmica sobre a cidade e o rio Danúbio.
O bairro do Castelo integra os principais pontos de interesse do lado de Buda. Destacam-se o Bastião dos Pescadores, a Igreja de São Mateus, o Museu de História de Budapeste, a Galeria Nacional, o Palácio Real, as várias lojas de antiguidades, e o turístico Café Miró, local de paragem obrigatório numa visita pelo bairro. Ainda do lado de Buda, não pode perder uma visita às termas de Gellért.
Peste

Vista do Parlamento à noite
Peste corresponde à zona comercial e administrativa, marcada pelo edifício do Parlamento e por lindíssimas avenidas e mansões. Aqui, pode encontrar uma oferta variada de lojas e restaurantes. Uma ida ao teatro ou à ópera pode significar uma experiência diferente a preços muito económicos (desde 10€).
A principal avenida do lado de Peste, Andrássy Utca, é uma avenida comercial com lojas, restaurantes e cafés. Também aqui se localiza a Ópera Nacional, e a Casa do Terror, sede Partido Nazi Húngaro até 1944, ano em que passou para as mãos do Partido Comunista (1945-1956), sendo hoje um museu que conta os últimos 50 anos da história da Hungria.

Praça dos Heróis
Seguindo a avenida irá encontrar a Praça dos Heróis, simbólica homenagem aos fundadores da nação, o Museu das Artes e as termas de Szecheny.
Junto ao Danúbio, ainda do lado de Peste, pode apanhar o eléctrico n.º 2 para uma viagem com belas vistas sobre Buda. No meio do rio, a ilha Margarita surge como um oásis no meio da paisagem urbana. Entre Peste e Buda, as diversas pontes sobre o Danúbio moldam a paisagem, em particular a Ponte das Correntes que é a mais emblemática de entre todas as pontes da cidade.
Quando Ir
A melhor altura para visitar a cidade é entre abril e setembro, altura em que as temperaturas são amenas. No entanto, tratando-se de um clima continental temperado, nos meses de julho e agosto as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 30ºC.
Onde Ficar

Ponte das Correntes
A cidade de Budapeste tem uma oferta diversificada em termos de hotéis, com a presença das maiores cadeias internacionais.
Como Ir
A TAP voa directamente de Lisboa para Budapeste com tarifas a rondar os 220€. Mais informações na nossa página sobre como chegar a Budapeste.
Saber Mais
Para obter mais informações, consulte o site oficial do Turismo de Budapeste.