Guia de Viagem: Cairo, a Beleza do Egipto

A cidade do Cairo, capital do Egipto, situa-se no cruzamento entre os continentes africano, asiático e europeu. É a maior cidade do Médio Oriente/África, com uma população de 8 milhões de habitantes.

Pelo Cairo passaram árabes, cristãos, coptas e judeus. A cidade é uma mescla de contrastes, cores, cheiros e influências culturais concentradas num local único.

A Grande Esfinge nas Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé, situadas a 20 km a sudoeste da capital, são o ex-libris do país, com destaque para a grande pirâmide de Quéops, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

A porta sul de Bab Zuwayla, situada no Cairo Islâmico, é um marco que permanece da cidade fatimi de Al-Qāhira, tal como Bayn al-Qasryn que era principal praça pública da cidade na época medieval. Nesta praça, existem vários palácios mamelucos, dos quais se destacam o Mausoléu e a Madraza de Qalaun, cuja origem remota a 1279.

Mesquita de Ahmad Ibn Tulun

Outros pontos de interesse são a mesquita de Ahmad Ibn Tulun, que é a mais antiga da cidade, construída no ano de 879, e a mesquita do Sultão Hasán, uma das maiores do mundo. No famoso Museu Egípcio, localizado na Praça Tahrir, vai poder ver de perto o tesouro do faraó Tutankamon e diversos artefactos e múmias do Antigo Egipto.

Os mercados são também locais a não perder, nomeadamente o mercado de Khan al-Khalili, situado no Cairo islâmico, onde as sedas e as especiarias são as mercadorias mais procuradas.

Entre as principais actividades turísticas incluem-se as viagens no rio Nilo, existindo diversas ofertas disponíveis. Pode optar por um passeio de uma hora numa felucca, os tradicionais barcos à vela, ou por um cruzeiro de 2 ou 3 dias em barcos na categoria de 5 estrelas com todos os confortos.

Quando Ir – Melhor Época para Visitar

O clima da região é desértico, caracterizado por fraca precipitação ao longo do ano, Verões quentes (temperaturas superiores a 38ºC) e Invernos temperados (temperaturas entre 18 e 20ºC), pelo que o ideal será visitar esta região entre Novembro e Março quando as temperaturas são mais amenas.

Saber Mais
Clima do Cairo

Como Chegar

Não existem voos directos entre Portugal e o Egipto. Contudo, existe a opção de voar na Egyptair com escala em Madrid. A KLM e a Air France também oferecem voos para o Cairo, com escala em Amesterdão e Paris, respectivamente.

Onde Ficar – Hotéis

Para verificar as melhores ofertas de hotéis no Egipto, visite o site Booking.com

Formalidades

Para visitar o Egipto, é necessário passaporte com validade mínima de 6 meses e visto. Saiba como obter o visto online.

Consulte ainda o Turismo do Egipto.