O Que Ver e Fazer em Oslo – 7 Atrações Turísticas

Oslo, capital da Noruega, localiza-se no sudeste do país entre o Oslofjorden (fiorde de Oslo) e as colinas de Oslomarka. Com cerca de 450 km2, é uma das maiores capitais do mundo em termos de superfície.

Rodeada por uma paisagem deslumbrante, onde sobressaem os fiordes e as colinas verdejantes, Oslo encontra-se situada num cenário natural único, e é uma das portas de entrada para visitar os fiordes da Noruega.

A cidade é também o principal centro económico, cultural e científico do país. Com cerca de um milhão e meio de habitantes na área metropolitana, Oslo é uma cidade cosmopolita e multicultural (cerca de um quarto da população é oriunda de outros países).

Descubra o que ver e fazer na capital da Noruega, uma cidade que ocupa os lugares cimeiros das urbes com melhor qualidade de vida.

1. Centro Histórico

Principal artéria comercial da cidade

Avenida pedonal Karl Johan com vista para o Palácio Real

O centro histórico de Oslo corresponde à cidade renascentista do rei Cristiano IV. Apelidado de Kvadraturen (“a quadratura”), por causa do desenho rectangular das ruas, é uma área compacta que se desenvolve em torno da artéria pedonal Karl Johan, a principal avenida da cidade, desenhada pelo arquitecto H. Linstow. Pode considerar-se que o centro da cidade, propriamente dito, é delimitado pela estação central a leste, pelo Palácio Real a oeste, e pela fortaleza de Akershus a sul.

Neste segmento, vai encontrar alguns edifícios datados dos séculos XVII e XVIII, tal como aquele onde se encontra o Café Engebret, o mais antigo restaurante de Oslo. É também aqui que se concentram os principais edifícios de Oslo, como o Teatro Nacional, o Palácio Real (Slottet), a Galeria Nacional, a Universidade, a Câmara Municipal (Rådhuset), a Catedral, e o Parlamento Norueguês (Stortinget). Byporten, Paleet e GlasMagasinet são três icónicos centros comerciais também localizados nesta área.

Itinerário pelas principais atrações do centro de Oslo

Itinerário pelas principais atrações do centro de Oslo

2. Ópera de Oslo

Ópera de Oslo

O edifício da Ópera merece um destaque especial. Localizado no porto de Oslo, convida os visitantes a subir os seus telhados e admirar as vistas panorâmicas da cidade e do fiorde. Trata-se de uma das mais recentes obras-primas de arquitectura da cidade, tendo vencido o prémio para o melhor edifício cultural do Festival Mundial de Arquitectura.

3. Museus de Oslo

Museu de História Cultural

Oslo dispõe ainda uma ampla oferta cultural, com cerca de 50 museus e galerias que se distribuem por toda a cidade. Entre os que mais se destacam encontram-se o Museu Munch, dedicado ao pintor norueguês Edvard Munch, a Galeria Nacional, que expõe a maior colecção de pinturas, desenhos e esculturas da Noruega, e o Museu Ibsen, dedicado à vida e obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen que viveu durante o século XIX.

Na península de Bygdøy, vai encontrar alguns dos museus mais populares, como o Museu de História Cultural (Norsk Folkemuseum), que é um dos maiores museus do mundo ao ar livre, e o museu de embarcações Viking (Vikingskipshuset).

Se pretende visitar os museus de Olso, pode adquirir o Oslo Pass que inclui acesso gratuito aos museus e às atrações, e ainda ao sistema de transportes públicos dentro da cidade (zonas 1 e 2), incluindo barco/ferry para Bygdøy e as ilhas do fjorde de Oslo. Este passe não é válido para chegar ao aeroporto de Oslo, localizado em Gardermoen, fora da zona 2.

4. Fortaleza de Akershus

Fortaleza de Akershus

A Fortaleza Akershus é o local ideal para descobrir a história de Oslo e desfrutar de um dia de Verão. Foi o rei Håkon V quem mandou construir o castelo medieval com uma posição estratégica, o qual ficou concluído em 1300. Mais tarde, o rei Cristiano IV (1588-1648) modernizou o edifício, convertendo-o num castelo renascentista e na residência oficial. Hoje, o castelo já não tem a função de residência real, mas é utilizado em eventos importantes, como concertos, cerimónias e celebrações públicas. Existem visitas guiadas à fortaleza durante o Verão.

5. Parque Frogner / Vigeland

Escultura de Vigeland

Oslo é uma cidade rodeada de verde, onde não faltam paisagens fascinantes. Localizado a cerca de 3 km do centro histórico, o Parque Frogner é uma vasta área verde, e o maior parque da cidade. Numa das áreas do parque está instalada uma das principais atracções de Oslo – a magnífica colecção de mais de 200 esculturas do artista Gustav Vigeland. As estátuas são retratos vivos de figuras nuas em diferentes poses, que representam aspectos da existência humana, como a família, o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade.

6. Ilhas do Fiorde de Oslo – Hovedøya

Vista de Oslo e das ilhas

As ilhas do fiorde de Oslo são o destino ideal para um passeio de um dia a partir de Oslo. Em Hovedøya, a ilha mais próxima de Oslo, vai encontrar praias, trilhos para caminhadas e património cultural, como as ruínas medievais do mosteiro da Ordem de Cister, datado de 1147. Existem ferries para Hovedøya a partir do cais de Aker Brygge, próximo do centro de Oslo, durante todo o ano.

7. Parque de Inverno de Oslo

Tryvann Vinterpark

Se visitar Oslo durante o Inverno ou no início da Primavera, e apreciar os desportos associados à neve, tem ainda outros pontos de interesse a considerar. O Tryvann Vinterpark, situado a cerca de 40 minutos de metro do centro da cidade, é um excelente local para praticar esqui alpino, telemark, esqui de fundo e snowboard, a uma altitude de 500 metros. Esta estância de esqui funciona entre Dezembro e Abril, e oferece todas as comodidades aos visitantes.