Oslo, capital da Noruega, localiza-se no sudeste do país entre o Oslofjorden (fiorde de Oslo) e as colinas de Oslomarka. Com cerca de 450 km2, é uma das maiores capitais do mundo em termos de superfície.
Rodeada por uma paisagem deslumbrante, onde sobressaem os fiordes e as colinas verdejantes, Oslo encontra-se situada num cenário natural único, e é uma das portas de entrada para visitar os fiordes da Noruega.
A cidade é também o principal centro económico, cultural e científico do país. Com cerca de um milhão e meio de habitantes na área metropolitana, Oslo é uma cidade cosmopolita e multicultural (cerca de um quarto da população é oriunda de outros países).
Descubra o que ver e fazer na capital da Noruega, uma cidade que ocupa os lugares cimeiros das urbes com melhor qualidade de vida.
1. Centro Histórico

Avenida pedonal Karl Johan com vista para o Palácio Real
O centro histórico de Oslo corresponde à cidade renascentista do rei Cristiano IV. Apelidado de Kvadraturen (“a quadratura”), por causa do desenho rectangular das ruas, é uma área compacta que se desenvolve em torno da artéria pedonal Karl Johan, a principal avenida da cidade, desenhada pelo arquitecto H. Linstow. Pode considerar-se que o centro da cidade, propriamente dito, é delimitado pela estação central a leste, pelo Palácio Real a oeste, e pela fortaleza de Akershus a sul.
Neste segmento, vai encontrar alguns edifícios datados dos séculos XVII e XVIII, tal como aquele onde se encontra o Café Engebret, o mais antigo restaurante de Oslo. É também aqui que se concentram os principais edifícios de Oslo, como o Teatro Nacional, o Palácio Real (Slottet), a Galeria Nacional, a Universidade, a Câmara Municipal (Rådhuset), a Catedral, e o Parlamento Norueguês (Stortinget). Byporten, Paleet e GlasMagasinet são três icónicos centros comerciais também localizados nesta área.

Itinerário pelas principais atrações do centro de Oslo
2. Ópera de Oslo

Ópera de Oslo
O edifício da Ópera merece um destaque especial. Localizado no porto de Oslo, convida os visitantes a subir os seus telhados e admirar as vistas panorâmicas da cidade e do fiorde. Trata-se de uma das mais recentes obras-primas de arquitectura da cidade, tendo vencido o prémio para o melhor edifício cultural do Festival Mundial de Arquitectura.
3. Museus de Oslo

Museu de História Cultural
Oslo dispõe ainda uma ampla oferta cultural, com cerca de 50 museus e galerias que se distribuem por toda a cidade. Entre os que mais se destacam encontram-se o Museu Munch, dedicado ao pintor norueguês Edvard Munch, a Galeria Nacional, que expõe a maior colecção de pinturas, desenhos e esculturas da Noruega, e o Museu Ibsen, dedicado à vida e obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen que viveu durante o século XIX.
Na península de Bygdøy, vai encontrar alguns dos museus mais populares, como o Museu de História Cultural (Norsk Folkemuseum), que é um dos maiores museus do mundo ao ar livre, e o museu de embarcações Viking (Vikingskipshuset).
4. Fortaleza de Akershus

Fortaleza de Akershus
A Fortaleza Akershus é o local ideal para descobrir a história de Oslo e desfrutar de um dia de Verão. Foi o rei Håkon V quem mandou construir o castelo medieval com uma posição estratégica, o qual ficou concluído em 1300. Mais tarde, o rei Cristiano IV (1588-1648) modernizou o edifício, convertendo-o num castelo renascentista e na residência oficial. Hoje, o castelo já não tem a função de residência real, mas é utilizado em eventos importantes, como concertos, cerimónias e celebrações públicas. Existem visitas guiadas à fortaleza durante o Verão.
5. Parque Frogner / Vigeland

Escultura de Vigeland
Oslo é uma cidade rodeada de verde, onde não faltam paisagens fascinantes. Localizado a cerca de 3 km do centro histórico, o Parque Frogner é uma vasta área verde, e o maior parque da cidade. Numa das áreas do parque está instalada uma das principais atracções de Oslo – a magnífica colecção de mais de 200 esculturas do artista Gustav Vigeland. As estátuas são retratos vivos de figuras nuas em diferentes poses, que representam aspectos da existência humana, como a família, o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade.
6. Ilhas do Fiorde de Oslo – Hovedøya

Vista de Oslo e das ilhas
As ilhas do fiorde de Oslo são o destino ideal para um passeio de um dia a partir de Oslo. Em Hovedøya, a ilha mais próxima de Oslo, vai encontrar praias, trilhos para caminhadas e património cultural, como as ruínas medievais do mosteiro da Ordem de Cister, datado de 1147. Existem ferries para Hovedøya a partir do cais de Aker Brygge, próximo do centro de Oslo, durante todo o ano.
7. Parque de Inverno de Oslo

Tryvann Vinterpark
Se visitar Oslo durante o Inverno ou no início da Primavera, e apreciar os desportos associados à neve, tem ainda outros pontos de interesse a considerar. O Tryvann Vinterpark, situado a cerca de 40 minutos de metro do centro da cidade, é um excelente local para praticar esqui alpino, telemark, esqui de fundo e snowboard, a uma altitude de 500 metros. Esta estância de esqui funciona entre Dezembro e Abril, e oferece todas as comodidades aos visitantes.