Cidades Históricas do Brasil: Uma Viagem Cultural

0

Num circuito de treze dias pode conhecer as mais belas cidades históricas do Brasil, descobrir autênticos tesouros arquitectónicos e culturais, e apreciar belas paisagens naturais em lugares tão diferentes como Petrópolis, Paraty, Ouro Preto, Recife, Olinda, Salvador, ou Rio de Janeiro.

O circuito inicia-se na cidade de Petrópolis, fundada pelo rei Dom Pedro II em meados do século XIX. A cidade situa-se no estado do Rio de Janeiro a cerca de sessenta quilómetros da “cidade maravilhosa” numa região montanhosa a cerca de 800 metros de altitude.

Petrópolis foi a primeira cidade brasileira a ser planeada de raiz. O major Júlio Frederico Koeler foi o principal responsável pela concepção e configuração urbanística da cidade.

Ao nível arquitectónico, a cidade apresenta características impares no contexto das urbes brasileiras, que se reflectem no Museu Imperial, mais conhecido como Palácio Imperial, na avenida Koeler ladeada por palacetes do século XIX, na Catedral de São Pedro de Alcântara, no Palácio de Cristal, nos Palácios Amarelo e Rio Negro ou na casa de Verão de Santos Dumont.

O destino seguinte é Paraty situado no Sul do estado do Rio de Janeiro, cuja origem remonta a meados do século XVI. Com uma arquitectura colonial bem preservada, é um dos destinos turísticos obrigatórios no Brasil. Os principais pontos de interesse são a Igreja de Santa Rita de Cássia, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, o Forte Defensor Perpétuo, o Chafariz da Pedreira, e os edifícios típicos do centro histórico, actualmente ocupados por pousadas, museus, lojas de artesanato e outros estabelecimentos comerciais.

Destaque ainda para algumas atracções naturais como as cachoeiras, as praias de Vila de Trindade inseridas no Parque Nacional da Serra da Bocaina, as 60 ilhas tropicais e a vegetação luxuriante da mata atlântica.

Paraty

Cidade histórica de Paraty

No quinto dia é altura de deixar o estado do Rio de Janeiro e seguir de avião para o estado de Minas Gerais em direcção a Belo Horizonte. O destino final é a cidade histórica de Ouro Preto fundada em 1711.

Declarada Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980, Ouro Preto é uma relíquia da arquitectura barroca colonial no Brasil. Nesta cidade terá a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos como a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja do Pilar os Museus de Mineralogia, de Arte Sacra, do Oratório e do Aleijadinho, o Mirante da Cidade, a Casa dos Contos, entre outros edifícios de interesse histórico e cultural.

Após dois dias em Ouro Preto segue-se para o Recife, capital de Pernambuco. Situada nas margens do Oceano Atlântico é um dos destinos preferidos dos brasileiros nas festividades carnavalescas. Nesta cidade poderá descansar e relaxar na famosa praia da Boa Viagem com cerca de sete quilómetros de extensão e com uma barreira de recifes de corais ou fazer compras na Casa da Cultura.

O Recife é o ponto de partida para conhecer Olinda, uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil denominada Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1982. Nesta cidade poderá percorrer as típicas ruas e conhecer edifícios históricos, apreciar a bela panorâmica do Recife, e adquirir o artesanato de características únicas no Mercado da Ribeira. Opcionalmente pode ainda visitar a mais conhecida praia do Nordeste brasileiro: Porto Galinhas.

De regresso ao Recife viaja-se de avião para Salvador da Bahia, a primeira capital do Brasil. Em Salvador não faltam motivos de interesse entre os quais se destacam o Pelourinho que corresponde ao centro histórico declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1985; o elevador Lacerda construído em 1872; o casarão colonial Solar do Unhão; o Farol da Barra; o Mercado Modelo; a Igreja do Bonfim; o Forte de Mont Serrat e de São Marcelo; o Museu de Arte Sacra; ou as praias de Itapuã, do Forte, de Guarajuba ou a Costa do Sauípe.

O circuito termina no Rio de Janeiro onde ainda terá oportunidade de conhecer as principais atracções turísticas da cidade durante um dia.

Este circuito é promovido pelo operador turístico Entremares, cujo programa inclui estadia durante doze noites em hotéis de 3 estrelas, passagem aérea de ida e volta em voos intercontinentais na TAP ou na Iberia e voos domésticos na TAM, transportes locais, seguro de viagens e visitas guiadas em Petrópolis, Ouro Preto, Paraty, Recife e Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.

Partilhar.