Cidades Históricas do Paraguai e Cataratas do Iguaçu

Num circuito com a duração de dez dias, pode ficar a conhecer as cidades históricas do Paraguai, percorrendo o território de oeste para leste, e deslumbrar-se com a grandiosidade natural das Cataratas do Iguaçu no Brasil.

Deverá reservar pelo menos dois dias em Assunção para fazer o Circuito Dourado. Na verdade, reserve pelo menos dois dias em cada destino – em Encarnación para visitar as ruínas jesuítas e em Foz do Iguaçu para explorar o parque.

1. Assunção

Palacio de los López

A viagem pelo Paraguai tem o seu início na capital do país, Assunção (Asunción), uma das mais antigas capitais da América do Sul. Na cidade, situada na margem esquerda do rio Paraguai, vivem cerca de meio milhão de habitantes, sendo que na área metropolitana os residentes ascendem a dois milhões.

Fundada durante o século XVI pelos conquistadores espanhóis Juan de Salazar y Espinoza e Gonzalo de Mendoza, Assunção desempenhou um papel fundamental no desbravar do interior do continente sul americano. Foi a partir daqui que saíram as expedições para a refundação de Buenos Aires e para o estabelecimento de outras cidades, como Concepción de Buena Esperanza e Corrientes na Argentina ou Santa Cruz de la Sierra na Bolívia.

O centro histórico da cidade é relativamente pequeno, sendo possível visitar as principais atracções através de um passeio a pé. Nesta parte da cidade, é possível identificar edifícios de diferentes épocas, com predominância pela arquitectura de estilos colonial e moderno.

O Palácio do Governo (Palacio de los López), o Panteão Nacional, inspirado pelo monumento parisiense Les Invalides, a Casa da Independência Nacional, e a Catedral Metropolitana, são alguns dos locais a visitar na capital paraguaia. Se gostar de comboios, não deixe de visitar a antiga estação transformada em museu.

Onde Ficar em Assunção: A oferta de alojamento na capital é extensa, mas uma das melhores opções é o icónico Hotel Guaraní.

2. Circuito de Ouro

Igreja de Areguá

No dia seguinte, dá-se início ao Circuito de Ouro com visita às cidades coloniais de Piribebuy, Itauguá, San Bernardino, Caacupé e Itá, fundadas durante o século XVI. Esta é uma viagem que associa a cultura, a história, o artesanato e a natureza. Das visitas efectuadas destacam-se a Igreja de Yaguarón, a Basílica de Caacupé, o Lago Ypacaraí, a serra de Paraguarí e ainda San Bernardino, situado na costa do Lago Ypacarai, e a principal estância balnear do Paraguai.

3. Ruínas Jesuítas

Ruínas da missão jesuíta da Santíssima Trindade do Paraná

De regresso à capital, é altura de seguir para a cidade de Encarnación, situada no sudeste do país junto ao rio Paraná. Fundada por Jesuítas no início do século XVII, é a terceira cidade mais importante do país, localizada a cerca de 360 quilómetros de Assunção.

Para além das praias e do passeio à beira rio, visitam-se as Ruínas Jesuítas de Trinidad, o oratório da Virgem de Itacuá e as Missões Jesuítas de Jesus de Tavarangué e da Santíssima Trindade do Paraná, consideradas Património da Humanidade pela UNESCO em 1993.

Onde Ficar em Encarnación: Com vistas sobre o rio Paraná, o Savoy Hotel Encarnación é uma das melhores opções nesta cidade do Paraguai.

4. Foz do Iguaçu

Vista das cataratas de Iguaçu

A partir de Encarnación, segue-se rumo à Foz do Iguaçu (Brasil), passando durante o percurso pela segunda cidade do país, Ciudad del Este. Conhecida como o Supermercado da América do Sul, aqui vende-se um pouco de tudo, em especial electrónica.

Antes de se dirigir ao destino final, faça um desvio para visitar a barragem de Itaipú, a maior da América do Sul, e um projecto conjunto entre o Brasil e o Paraguai.

No Parque Nacional do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, terá a oportunidade de visitar algumas das 275 quedas de água existentes nesta região. A catarata “Garganta do Diabo” é a mais impressionante, com mais de 150 metros de largura e 80 metros de altura. Neste parque nacional, poderá ainda realizar diversas excursões.

Onde Ficar em Foz do Iguaçu: Existem duas boas opções de alojamento no interior do parque: Belmond Hotel das Cataratas do lado brasileiro, e Gran Melia Iguazu do lado argentino.

Este circuito, com a duração de dez dias, pode ser feito de forma independente, ou organizado pela agência de viagens 4×4 que apresenta preços a partir de 1463 euros por pessoa (sem taxas de aeroporto incluídas). O valor anunciado contempla passagem aérea de ida e volta, estadias em Assunção, Encarnación, e Foz do Iguaçu, visita aos principais lugares enunciados e transferes.