Cidades e Paisagens da Escandinávia: Noruega e Suécia

0

Numa viagem de oito dias pela Escandinávia visitam-se as capitais sueca e norueguesa, descobrem-se paisagens idílicas, embarca-se num cruzeiro pelos fiordes, e conhecem-se povoações pitorescas, num itinerário único pelo Norte da Europa.

O circuito inicia-se na cidade sueca de Estocolmo, nomeada pela Comissão Europeia como a “capital ecológica da Europa”, pela execução de medidas de protecção ambiental, como a implementação de uma rede de transportes com baixas emissões de dióxido de carbono, planos de protecção da água ou a implementação de portagens na entrada da capital.

A visita panorâmica pela cidade inclui um passeio pelo centro histórico (Gamla Stan), onde pode encontrar o Palácio Real (Kungliga Slottet), a igreja medieval Riddarholmskyrkan, a Biblioteca Pública de Estocolmo, a Catedral (Storkyrkan), e a Câmara Municipal (Stadshuset). Pode ainda visitar o Palácio de Drottningholm, e contactar com as tradições da monarquia sueca, e o Museu Vasa (ilha de Djurgarden), dedicado às actividades marítimas, cujo ex-líbris são as embarcações do século XVII.

Depois de um dia passado na capital sueca parte-se rumo a Ocidente, em direcção à fronteira norueguesa. Este percurso é marcado pela magnificência da paisagem dominada pela floresta de coníferas, pelos lagos e vales de origem glaciar e pelas localidades pitorescas como Karlcoga, conhecida como sendo a cidade de Alfred Nobel, e Karlstad situada entre a foz do rio Klaralven e o lago Vanaren. O dia termina com a chegada à capital norueguesa.

Em Oslo, realiza-se uma visita de meio-dia à cidade, com particular destaque para o Parque Gustav Vigeland, onde pode ficar a conhecer as míticas estátuas trabalhadas em granito e bronze, o Palácio Real, a Universidade, o Parlamento e ainda o Museu de Barcos Viking.

O destino seguinte é a cidade de Fagernes, localizada no vale de Valdres, porta de entrada para a região dos fiordes. A partir daqui, é possível visitar a região de Hallingdal com as suas paisagens idílicas, dignas de bilhetes-postais, onde chalés de montanha preenchem cenários de rara beleza natural e povoações de montanha, como Borgund, conservam as tradições do passado.

Fiordes da Noruega

Fiordes da Noruega

Em Gudvagen, embarca-se num cruzeiro com a duração de duas horas para apreciar uma das mais belas paisagens naturais do mundo: o Sognefjord (Fiorde dos Sonhos). Este lugar construído ao longo de milhões de anos, pela acção erosiva da Natureza, foi classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

Após a viagem de cruzeiro é altura de mudar de meio de transporte e seguir num passeio de comboio pelas montanhas, a partir da localidade de Flam. Ao longo de apenas 20 quilómetros, pode desfrutar de cenários selvagens, atravessar rios ao longo de ravinas profundas, deslumbrar-se com enormes quedas de água e observar ao longe cumes nevados. Do alto da montanha, pode apreciar a beleza natural da região, com particular destaque para o vale de Flam e para a Aurlandfjord.

Em Bergen, considerada a capital dos fiordes, pode realizar excursões opcionais a Troldhaugen, nomeadamente à casa do compositor norueguês Edvard Grieg, ou subir, de elevador, até ao Monte Floyen a cerca de 300 metros de altitude, de onde pode obter uma vista deslumbrante sobre a cidade e as redondezas. Em Bergen pode ainda visitar o mercado do peixe (Fisketorget), o Museu de Arte, a Fortaleza de Bergenhus datada do século XIII, o Museu Hanseático, e as casas de madeira de Bryggen, classificadas Património Mundial pela UNESCO.

No penúltimo dia, pode descobrir o Fiorde de Hardanger, a cascata de Voringssfossen, com quedas de águas superiores a 200 metros, o planalto de Hardangervidda e a cidade de Geilo, de onde se parte, no último dia, para Oslo.

Este circuito pode facilmente ser feito por meios próprios, alugando um carro. Se preferir circuitos organizados, o operador turístico Nortravel comercializa programas semelhantes na Escandinávia. “Suécia Fascinante, Oslo e Copenhaga” é o nome de um dos programas propostos. Consulte a sua agência de viagens para informações pormenorizadas sobre este pacote de férias.

Partilhar.