Cidades do Canadá: Viagem de Toronto a Montreal

Numa viagem de sete dias pela costa oriental do Canadá, visitam-se cidades emblemáticas do Canadá, de Toronto a Montreal.

No caminho atravessam-se paisagens naturais de cortar a respiração, com destaque para as quedas de água das Cataratas do Niagara.

De Toronto a Montreal

O circuito no Canadá inicia-se em Toronto, com dois dias para descobrir esta cidade na margem do Lago Ontário. Centro financeiro, económico e industrial do Canadá, Toronto é uma grande metrópole com cerca de 3 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do país e a quinta maior da América do Norte.

Num passeio por Toronto, não deve perder o Queens Quay, o mercado municipal de São Lourenço, a ilha de Toronto, a principal artéria comercial, Yonge Street, e ainda o Path, a cidade subterrânea com inúmeros quarteirões onde pode encontrar lojas, restaurantes e cafés.

Arquitectura urbana de Toronto

Arquitectura urbana de Toronto

O enclave conhecido como Chinatown é hoje constituído por uma das maiores comunidades chinesas da América do Norte. Situada na intersecção entre Dundas Street West e Spadina Avenue, a animada Chinatown de Toronto pouco se distingue de uma cidade chinesa como Hong Kong. O comércio de lojas e supermercados chineses, com exóticas frutas e vegetais, e uma variedade de restaurantes com a autêntica cozinha asiática, chinesa, tailandesa, japonesa e vietnamita, são duas fortes razões para visitar este bairro típico.

Ao nível cultural, as principais atracções de Toronto são a Galeria de Arte de Ontário, o Museu Real, e o Centro de Ciência. Não deve deixar de visitar ainda a maior torre da América do Norte, a CN Tower, com cerca de 500 metros, de onde pode desfrutar de uma magnífica panorâmica sobre a cidade.

Partindo de Toronto segue-se em direcção às Cataratas do Niagara, uma das principais atracções turísticas do Canadá que recebe mais de 20 milhões de turistas por ano. Nesta área visita-se ainda o Parque Rainha Vitória, Table Rock e a típica cidade de Niagara-on-the-Lake.

Barco turístico nas Cataratas do Niagara

Barco turístico nas Cataratas do Niagara

O destino seguinte é a cidade histórica de Kingstown, situada na parte norte dos Lagos Ontário e de São Lourenço, entre Montreal e Toronto. Fundada em 1673 como Fort Frontenac, Kingstown é uma cidade com fortes tradições militares que se traduzem nos diversos edifícios e monumentos históricos existentes, como são o caso do Forte Henry, o Colégio Real Militar, o canal de Rideau (Património Mundial pela UNESCO), e a torre Murney.

Na fronteira com o estado do Quebec, visita-se a capital do país Ottawa, com cerca de um milhão e meio de habitantes. O centro histórico, conhecido outrora como Bytown, oferece ao viajante inúmeros motivos de interesse como sejam o Parlamento com o seu estilo gótico, onde pode realizar uma visita guiada a Câmara dos Comuns, ao Senado e à Biblioteca, o Museu de Guerra Canadiano, o Museu da Civilização, onde pode conhecer os antepassados e a história do país, o Museu da Ciência e da Tecnologia, a Galeria Nacional, e o Supremo Tribunal do Canadá com o seu estilo Art Noveau. Um passeio pelo Parque Gatineau, fazer compras no Mercado Byward ou na rua mais turística da cidade, a Sparks Strett, são outras das actividades que pode realizar.

Deixando a cidade de Ottawa é altura e partir à descoberta do Parque Natural de Chute-Montmorency, situado no estado do Québec. Aqui poderá apreciar as magníficas quedas de água com mais de 80 metros de altura e a bela paisagem da região.

Em direcção à cidade do Québec, a cidade mais europeia da América do Norte, visita-se a ainda Basílica de St. Anne de Beaupré. Na cidade do Québec, os principais ícones da cidade são o castelo Frontenac, o Dufferin Terrace, o Museu Nacional de Belas Artes do Québec, a cidadela, a Praça Real, e o Museu da Civilização. Nesta visita pode ainda fazer algumas compras nas típicas ruas de Place Laurier, Place de la Cité, ou na Place Ste-Foy ou no Mercado de Vieux-Port.

Monreal à noite vista do Parque Mont Royal

Monreal à noite vista do Parque Mont Royal

O circuito termina em Montreal, a capital cultural e a segunda maior cidade do Canadá. Situada numa ilha no Rio de São Lourenço, é uma cidade cosmopolita, repleta de pontos de interesse espalhados pelo território. No centro histórico, as principais atracções são o porto antigo, entre as ruas Saint-Antoine, McGill e Berri, a Praça Jacques-Cartier, o Mercado Bonsecours, a famosa Basílica de Notre-Dame e os Museus da Ciência, da História e da Arqueologia.

Na parte baixa da cidade, os arranha-céus e os bairros The Plateau e Chinatown, com as suas ruas comerciais e pedonais (Rue Sainte-Catherine ou a Rue Prince-Arthur), bem como os Parques Mont Royal e Jean-Drapeau são outros motivos de interesse. Após cerca de dois dias a visitar Montreal, regressa-se a Toronto, onde termina a viagem.

Como Ir

Este circuito pode facilmente ser organizado e realizado por conta própria, com aluguer de um carro.

São inúmeras as ofertas de hotéis de cadeias internacionais. A duração prevista do circuito é de cerca de 7-9 dias. Em alternativa, pode optar-se por um pacote organizado por uma agência de viagens.