Clima dos Açores – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O arquipélago dos Açores possui um clima marítimo subtropical, com temperaturas moderadas, índices de humidade do ar elevados e chuvas regulares ao longo de todo o ano, embora o Verão traga menor precipitação.

As condições meteorológicas são determinadas pelo anticiclone dos Açores. A sua localização, intensidade e orientação influenciam o estado do tempo nas ilhas.

Temperaturas Sazonais

Devido à acção moderadora do oceano e à corrente do Golfo, a amplitude térmica anual é reduzida. A diferença média entre o mês mais frio (janeiro) e o mês mais quente (agosto) é inferior a 10ºC.

Nos meses de Inverno, as temperaturas máximas médias variam entre 17ºC e 18ºC e nos meses de Verão entre 21ºC e 25ºC. As temperaturas mínimas médias variam entre 12ºC no Inverno e 19ºC no Verão.

Precipitação

Os meses mais chuvosos são outubro a dezembro. Os meses de junho a agosto são aqueles em que chove menos, embora o céu possa permanecer nublado.

Dados de temperatura e precipitação nos Açores

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Ponta Delgada

Quando Ir

O arquipélago dos Açores pode ser visitado em qualquer época do ano. De facto, as ilhas caracterizam-se por ter dos Invernos mais quentes da Europa. No entanto, para realizar atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios na natureza, é aconselhável viajar nos meses de Primavera e Verão quando a precipitação é menor, o vento é mais fraco e a probabilidade de ocorrência de tempestades é diminuta.

A melhor época do ano para praticar mergulho é também o Verão. Em particular, setembro e outubro são os meses em que há melhores condições de visibilidade e a temperatura da água do mar apresenta valores mais elevados (entre 24ºC e 25ºC).