Clima da África do Sul – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima da África do Sul é influenciado pelas correntes frias do Oceano Atlântico (costa oeste), pelas correntes quentes do Oceano Índico (costa leste), e pela altitude.

No interior do país, onde predominam extensas áreas planálticas, o clima caracteriza-se por ter grandes amplitudes térmicas ao longo do ano. Os meses de Verão são quentes e os meses de Inverno apresentam temperaturas baixas (temperaturas máximas inferiores a 18ºC).

Na costa leste (província de Kwa Zulu-Natal) e no Cabo Oriental, como na cidade de Port Elizabeth, o clima é considerado como subtropical com uma distribuição regular das chuvas ao longo do ano. As temperaturas variam entre 10ºC e 20ºC no Inverno e entre 17ºC e 25ºC no Verão.

Na província do Cabo Setentrional, o clima é semiárido desértico com temperaturas elevadas ao longo de todo o ano. No Verão, as temperaturas máximas chegam a ultrapassar os 36ºC. A chuva é pouco frequente e ocorre maioritariamente entre dezembro e abril.

No extremo sul do país, nomeadamente na Cidade do Cabo, o clima é marcadamente mediterrâneo como meses de Verão quentes e secos e meses de Inverno húmidos com temperaturas amenas.

Precipitação e temperaturas na Cidade do Cabo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da Cidade do Cabo

Quando Ir

Genericamente, a África do Sul pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, existem algumas regiões onde é preferível fazer a visita em períodos específicos como é o caso da província do cabo Setentrional, onde é aconselhável viajar nos meses de Inverno, ou seja, entre junho e setembro, quando as temperaturas são mais moderadas.

Partilhar.