Clima de Agadir – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Actualmente, Agadir é um dos destinos de sol e praia mais conhecidos de Marrocos.

A cidade, localizada na costa atlântica do sul do país, apresenta um clima subtropical árido, com temperaturas amenas ao longo de todo o ano.

No entanto, nos meses quentes de Verão o contacto do ar frio do Atlântico com o calor do continente cria condições para a existência de nevoeiros em Agadir, em especial de manhã, que tendem a dissipar-se no período da tarde.

Temperaturas e Precipitação em Agadir

Nos meses de Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 24 e 26ºC, e as mínimas raramente baixam dos 16ºC. Os meses mais quentes são Julho e Agosto.

Nesta época do ano, a cidade pode ser atingida pelo vento Chergui durante alguns dias. Trata-se de um vento quente e seco proveniente do deserto do Sahara, que provoca vagas de calor, com temperaturas superiores a 40ºC. Na generalidade, existe algum vento ao final da tarde, mas a chuva é praticamente inexistente.

As estações intermédias da Primavera e do Outono apresentam uma temperatura máxima média que varia entre 22 e 25ºC.

Nos meses de Inverno, as temperaturas máximas médias não são muito diferentes do resto do ano com valores em redor dos 21ºC. No entanto, as temperaturas mínimas médias são significativamente mais baixas com valores em torno dos 9ºC.

A chuva tem uma distribuição irregular ao longo do ano, concentrando-se entre os meses de Outubro a Abril.

Dados de precipitação e temperatura em Agadir

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Agadir

Quando Ir

A cidade de Agadir pode ser visitada o ano inteiro. As temperaturas são moderadas tanto no Verão, como no Inverno. No entanto, viajar na época baixa (Novembro a Março) pode ser uma opção interessante, já que permite conciliar os preços baixos dos hotéis com o clima ameno nesta época do ano, evitando os nevoeiros de Verão.