Clima da Alemanha – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Alemanha tem um clima temperado influenciado pelos ventos húmidos do oeste e pela corrente do Atlântico Norte.

Saiba com o que pode contar nas quatro estações, quais os meses mais chuvosos e quando neva neste destino.

Por norma, os Invernos são relativamente amenos, com temperaturas médias entre 2ºC e -6ºC, e os Verões são moderadamente quentes, com temperaturas médias entre 18ºC e 20ºC, embora possam nalguns dias ultrapassar 30ºC.

Mas o clima da Alemanha pode também ser imprevisível. Não é raro um dia quente de Verão ser seguido por um dia Invernoso, com frio e chuva. É sempre boa ideia usar roupa em camadas.

A chuva está presente ao longo de todo o ano, e os meses de Verão são os mais chuvosos.

Nos meses de Inverno, neva um pouco por todo o país, em especial entre Dezembro e Fevereiro. Quando ocorre em Dezembro, a neve traz ainda mais encanto aos famosos Mercados de Natal.

Dados de precipitação e chuvas em Berlim

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Berlim

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Alemanha é entre finais de Abril e meados de Outubro quando as temperaturas são mais amenas e existe um maior número de horas do sol. Nos meses de Verão, não faltam festivais e animação. Se viajar em Setembro, não perca o Oktoberfest em Munique.

No Verão, é aconselhável levar na bagagem um guarda-chuva e casaco impermeável. Se viajar entre Julho e Agosto (época alta), faça a reserva do hotel com algumas semanas ou meses de antecedência para garantir os melhores preços.