Clima de Aruba: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Aruba é tropical seco com fracas oscilações de temperatura ao longo do ano. A temperatura média anual é de 27ºC e está sempre calor.

O arquipélago de Aruba está localizado no Mar das Caraíbas, a norte da costa da Venezuela, e é um destino cada vez mais procurado para quem pretende fazer férias de sol e praia nesta região do globo.

Os meses com as temperaturas mais baixas são janeiro e fevereiro com os termómetros a variarem, em média, entre 27ºC e 28ºC. Os meses mais quentes são agosto e setembro com temperaturas máximas médias de 31ºC.

Na ilha de Aruba chove muito pouco ao longo do ano, devido essencialmente à localização geográfica e à altitude baixa. Os meses mais chuvosos são outubro, novembro e dezembro. No entanto, a chuva é pouco prolongada no tempo.

O nível de humidade relativa do ar é elevado o ano inteiro com valores superiores a 75%. O vento é presença habitual, sendo por vezes forte.

A temperatura da água do mar é superior a 25ºC durante todo o ano, sendo que o valor máximo de 28ºC é atingido no período entre agosto e novembro.

No que se refere aos furacões, o território está localizado numa área que não é atingida por este tipo fenómenos meteorológicos.

Melhor Época para visitar Aruba

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Aruba

Quando Ir

Auruba pode ser visitada em qualquer mês do ano. O período ideal é entre janeiro e março, período do ano em que as temperaturas do ar são mais amenas e a precipitação é menor.

No planeamento da sua viagem é necessário ter em consideração a época alta, nomeadamente entre dezembro e fevereiro e em julho e agosto, períodos do ano em que os preços dos hotéis são superiores em comparação com os restantes meses do ano.