Clima de Atenas: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Grécia é tipicamente mediterrâneo. Os meses de Verão são quentes e secos e os meses de Inverno apresentam temperaturas amenas e chuva moderada.

No Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 32ºC e 34ºC e as mínimas médias entre 21ºC e 24ºC. Os dias são normalmente de céu limpo e com muito calor, sendo que as diferenças de temperatura entre o dia e a noite são pouco significativas. Os meses mais quentes são julho e agosto.

No Inverno, as temperaturas máximas médias oscilam entre 14ºC e 17ºC e as mínimas raramente baixam dos 7ºC. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro.

Nas estações intermédias da Primavera e do Outono, as temperaturas são mais amenas. Os valores máximos variam entre 15ºC e 22ºC e as temperaturas mínimas entre 12ºC e 17ºC.

A precipitação ocorre principalmente no Outono e no Inverno, nomeadamente entre outubro e março. Nos meses de Verão a precipitação é quase inexistente.

Dados de precipitação e temperatura em Atenas

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Atenas

Quando Ir

A melhor época para visitar Atenas é entre abril e junho e de setembro a outubro quando as temperaturas são mais amenas.

Na Primavera e no Outono, a afluência de turistas é menor, em comparação com os meses de época alta, sendo possível encontrar preços mais baixos no alojamento e nas passagens aéreas.