Clima da Austrália – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Austrália é em geral temperado, mas existem variações regionais resultantes da vasta extensão do território.

Sendo um país localizado no hemisfério sul, as regiões do norte tendem a registar as temperaturas mais elevadas, enquanto que as regiões do sul apresentam temperaturas mais frescas.

Nas regiões do sul e na Tasmânia, onde o clima é temperado, as estações do ano também são inversas às do hemisfério norte:

  • Primavera: Setembro a Novembro
  • Verão: Dezembro a Fevereiro
  • Outono: Março a Maio
  • Inverno: Junho a Agosto

O clima temperado afecta duas outras regiões: a savana e o deserto no centro do país.

No entanto, nas regiões tropicais do norte, as quatro estações são substituídas pelas estação seca (Abril a Outubro) e estação húmida (Novembro a Março), também conhecida pela estação das chuvas ou das monções, caracterizada por temperaturas e humidade elevadas.

As cidades do sul, Sydney, Canberra, Melbourne e Adelaide, com clima temperado, têm temperaturas médias no Verão que variam entre 16ºC (mínima) e 26ºC (máxima). No Inverno, as temperaturas médias mínimas descem aos 8ºC e as temperaturas médias máximas atingem 16ºC.

Dados de precipitação e temperatura em Sydney

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Sydney

O deserto australiano caracteriza-se por Verões quentes e secos, com temperaturas máximas em Janeiro (o mês mais quente) a exceder 35ºC, enquanto que os Invernos são frios.

Nas cidades subtropicais e tropicais, como Brisbane e Darwin, as temperaturas médias oscilam entre 16ºC e 32ºC.

A Austrália é um dos países mais secos do mundo, com um nível de precipitação médio anual inferior a 600 mm, distribuído ao longo do ano e influenciado pelo ciclo anual das monções. Nas regiões tropicais do norte, podem ocorrer inundações durante a estação húmida (Novembro a Março).

Quando Ir

A Austrália pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, existem períodos ideais em função da região.

A melhor época para visitar o sul do país, onde se localizam as cidades de Sydney e Melbourne, e a Tasmânia, é durante o Verão australiano (Dezembro a Fevereiro). No entanto, se viajar no Natal é aconselhável fazer a reserva dos voos e do alojamento com a maior antecedência possível para garantir os melhores preços.

A melhor época para visitar o norte tropical é entre Abril e Outubro de forma a evitar a estação húmida. Já Maio, no final do Outono, é o melhor mês para visitar a região do deserto.