Clima de Bali: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Bali situa-se 8 graus a sul da linha do Equador. Como tal, o clima é tropical húmido, com temperaturas constantes ao longo do ano, entre 29ºC e 30ºC.

A ilha tem duas estações distintas, a húmida e a seca, as quais são definidas de acordo com a precipitação. Como é óbvio, a afluência de visitantes aumenta no período seco e soalheiro.

Estações em Bali

A estação das chuvas ou húmida ocorre entre novembro e março, com valores máximos de precipitação entre dezembro e fevereiro.

Nesta época do ano, as temperaturas máximas chegam a atingir os 34ºC e a humidade relativa é elevada, situando-se em torno dos 85%. As chuvas são intensas, principalmente durante o período da tarde e à noite.

A estação seca começa em abril e termina em outubro. Neste período, do ano as temperaturas máximas continuam elevadas (30ºC), mas a chuva é menor.

Valores de temperatura e chuvas em Bali - Melhor época para visitar

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bali (Indonésia)

A temperatura da água do mar em Bali varia entre 26ºC e 28ºC ao longo do ano.

Quando Ir

Em termos climáticos a melhor época para visitar Bali é entre junho e outubro quando as temperaturas são um pouco mais baixas e a chuva é quase inexistente.

No entanto, este período é considerado época alta e caracteriza-se por uma grande afluência de turistas, principalmente entre junho e agosto. Os hotéis têm taxas de ocupação elevadas e os preços aumentam.

Se quiser evitar este período, opte pelos meses de setembro e outubro que são mais calmos. Os meses de abril e maio também podem ser interessantes, pois são ainda considerados época baixa. Os turistas são poucos, sendo possível encontrar bons preços no alojamento.