Clima da Bélgica – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Bélgica, localizada na Europa Ocidental, tem um clima temperado marítimo, o que significa temperaturas amenas no Verão e neve no Inverno.

Este tipo de clima caracteriza-se por chuva constante ao longo de todo o ano, embora não muito abundante. Chove num dia e faz sol no dia seguinte.

O mês mais frio é Janeiro, com uma temperatura média de 3ºC. No Inverno, a chuva é frequente e existem poucas horas de sol. A neve pode ocorrer nos meses mais frios.

No Verão, as temperaturas médias máximas atingem 21ºC em Agosto, o mês mais quente na Bélgica. As regiões mais distantes da costa são influenciadas pelo clima do interior do continente europeu – apresentam temperaturas mais altas, a chuva é mais frequente nos meses de Verão, e existe maior probabilidade de ocorrência de trovoadas.

Inverno – temperatura média: 3ºC
Verão – temperatura média: 18ºC

As estações intermédias da Primavera e do Outono caracterizam-se por temperaturas frescas e alguma nebulosidade. No entanto, os meses da Primavera são geralmente os menos chuvosos de todos.

Dados de precipitação e temperatura

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bruxelas

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Bélgica é entre Maio e Setembro quando as temperaturas são amenas, apesar de alguns períodos com nuvens. A chuva é presença habitual ao longo de todo o ano, incluindo no Verão.

A Primavera e o Outono não são épocas desaconselhadas para visitar o país, mas o mês de Novembro pode ser bastante chuvoso e com poucas horas de sol. O Inverno na Bélgica é geralmente bastante frio e ventoso.