Clima da Bolívia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Bolívia caracteriza-se por uma enorme diversidade, desde o clima tropical dos llanos orientais ao clima polar dos Andes ocidentais.

De um modo geral, os Verões são quentes e húmidos no leste do país e secos a oeste. A chamada estação húmida, ou das chuvas, ocorre entre Novembro e Março.

A altitude e a topografia influenciam os climas das diferentes regiões da Bolívia.

Llanos – Santa Cruz, Rurrenabaque, Cobija e Trinidad
As planícies da Bolívia têm um clima tropical húmido, com uma temperatura média de 30ºC e precipitação ao longo de todo o ano, sendo a região mais húmida do país. Os ventos oriundos da selva da Amazónia são os responsáveis pela chuva, que ocorre ainda com maior intensidade na estação húmida.

Altiplano – Lago Titicaca, La Paz, Oruro, Cochabamba, Sucre, Potosí e Uyuni
Nas terras altas da Bolívia, o clima oscila entre o semi-árido e o polar. A temperatura média varia entre 15ºC e 20ºC, com dias secos e soalheiros e noites muito frias em que as temperaturas podem descer para valores próximos de zero.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de La Paz

Vales e Yungas – Chulumani, Coroico e Sorata
Na região de transição entre os planaltos secos e as planícies húmidas, o clima é temperado, quente e húmido. A temperatura média é de 22ºC.

Quando Ir

A Bolívia pode ser visitada ao longo de todo o ano, mas deve ter em conta as diferenças regionais no planeamento de uma viagem. Por exemplo, a região dos llanos deve ser evitada durante a estação das chuvas, entre Novembro e Março, já que muitas estradas ficam intransitáveis e os voos podem sofrer atrasos.

A estação seca (Maio a Outubro) e os meses de transição, como Abril e Novembro, são em geral o período ideal para visitar a Bolívia.