Clima do Brasil – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Brasil é tropical nas principais cidades turísticas, mas apresenta uma grande diversidade regional, para a qual contribuem a extensão do território, a altitude, e a proximidade ao mar.

Existem cinco regiões climáticas distintas: equatorial, semiárida, tropical, tropical de altitude, e subtropical.

O Inverno brasileiro decorre entre Junho e Setembro, enquanto que o Verão ocorre entre Dezembro e Março.

Temperaturas Sazonais

A temperatura média anual é de 28°C na região norte do Brasil e de 20°C no sul do país.

Na região equatorial da Amazónia, onde se localizam as cidades de Manaus e Belém, as temperaturas médias são elevadas ao longo de todo ano (entre 24ºC e 26ºC), embora no Inverno possam descer um pouco sob a influência da massa polar atlântica.

No extremo oposto do país, as regiões de Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um clima subtropical, com as estações relativamente bem definidas. Os Verões são quentes e os Invernos são frios para os padrões brasileiros, podendo nevar nas zonas montanhosas. As temperaturas médias anuais nas cidades de Porto Alegre e Curitiba oscilam entre 15ºC e 25ºC.

No centro do Brasil, as estações também estão relativamente bem definidas. As temperaturas médias anuais nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo variam entre 15ºC e 24ºC.

As cidades costeiras entre Fortaleza e o Rio de Janeiro, incluindo Recife, Maceió e Salvador, têm climas tropicais, com temperaturas médias entre 23ºC e 27ºC, atingindo os valores mais elevados entre Dezembro e Fevereiro.

Precipitação

A precipitação no Brasil é moderada, mas também varia em função da região. A chuva ocorre sobretudo no Verão (Dezembro a Março), com algumas excepções a norte da Amazónia (acima da linha do Equador).

A região da Amazónia é a mais húmida do Brasil, em especial na proximidade de Belém. Não há uma estação seca mas um período menos chuvoso, que dura entre 3 a 5 meses (Julho a Outubro).

O nordeste semiárido do Brasil caracteriza-se por ser a região mais seca do país. Por seu lado, o sul e a costa atlântica até Salvador da Bahia têm precipitação moderada distribuída ao longo do ano, com uma estação seca nos meses de Inverno (Junho a Setembro).

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Rio de Janeiro

Quando Ir

O Brasil pode ser visitado ao longo de todo o ano, já que as temperaturas são em geral agradáveis. No entanto, deve ter em conta as variações regionais e sazonais da temperatura e da precipitação.

Para visitar a Amazónia é preferível a estação menos chuvosa, em particular os meses de Julho a Setembro. O período ideal para explorar a vida selvagem do Pantanal é entre Julho e Outubro.

As cidades costeiras, como Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, têm temperaturas elevadas todo o ano, sendo mais moderadas nos meses de Inverno (entre Junho e Setembro), período em que geralmente chove menos.

O sul do Brasil, entre Minas Gerais e Rio Grande, onde se localizam as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, é única região do Brasil com temperaturas um pouco mais baixas durante o Inverno brasileiro (Junho a Setembro).