O clima do Brasil é tropical nas principais cidades turísticas, mas apresenta uma grande diversidade regional, para a qual contribuem a extensão do território, a altitude, e a proximidade ao mar.
Existem cinco regiões climáticas distintas: equatorial, semiárida, tropical, tropical de altitude, e subtropical.
O Inverno brasileiro decorre entre Junho e Setembro, enquanto que o Verão ocorre entre Dezembro e Março.
Temperaturas Sazonais
A temperatura média anual é de 28°C na região norte do Brasil e de 20°C no sul do país.
Na região equatorial da Amazónia, onde se localizam as cidades de Manaus e Belém, as temperaturas médias são elevadas ao longo de todo ano (entre 24ºC e 26ºC), embora no Inverno possam descer um pouco sob a influência da massa polar atlântica.
No extremo oposto do país, as regiões de Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um clima subtropical, com as estações relativamente bem definidas. Os Verões são quentes e os Invernos são frios para os padrões brasileiros, podendo nevar nas zonas montanhosas. As temperaturas médias anuais nas cidades de Porto Alegre e Curitiba oscilam entre 15ºC e 25ºC.
No centro do Brasil, as estações também estão relativamente bem definidas. As temperaturas médias anuais nas cidades de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo variam entre 15ºC e 24ºC.
As cidades costeiras entre Fortaleza e o Rio de Janeiro, incluindo Recife, Maceió e Salvador, têm climas tropicais, com temperaturas médias entre 23ºC e 27ºC, atingindo os valores mais elevados entre Dezembro e Fevereiro.
Precipitação
A precipitação no Brasil é moderada, mas também varia em função da região. A chuva ocorre sobretudo no Verão (Dezembro a Março), com algumas excepções a norte da Amazónia (acima da linha do Equador).
A região da Amazónia é a mais húmida do Brasil, em especial na proximidade de Belém. Não há uma estação seca mas um período menos chuvoso, que dura entre 3 a 5 meses (Julho a Outubro).
O nordeste semiárido do Brasil caracteriza-se por ser a região mais seca do país. Por seu lado, o sul e a costa atlântica até Salvador da Bahia têm precipitação moderada distribuída ao longo do ano, com uma estação seca nos meses de Inverno (Junho a Setembro).

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Rio de Janeiro
Quando Ir
O Brasil pode ser visitado ao longo de todo o ano, já que as temperaturas são em geral agradáveis. No entanto, deve ter em conta as variações regionais e sazonais da temperatura e da precipitação.
Para visitar a Amazónia é preferível a estação menos chuvosa, em particular os meses de Julho a Setembro. O período ideal para explorar a vida selvagem do Pantanal é entre Julho e Outubro.
As cidades costeiras, como Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, têm temperaturas elevadas todo o ano, sendo mais moderadas nos meses de Inverno (entre Junho e Setembro), período em que geralmente chove menos.
O sul do Brasil, entre Minas Gerais e Rio Grande, onde se localizam as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, é única região do Brasil com temperaturas um pouco mais baixas durante o Inverno brasileiro (Junho a Setembro).